Interior

Arapiraca promove cursos de acesso aos Sistemas Braille e Soroban


Fonte: Prefeitura de Arapiraca

07/11/2017 13h48

Nesta quarta-feira (8), a Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Arapiraca realiza mais uma ação voltada para a temática da  educação inclusiva, com  a cerimônia de abertura dos cursos “Acesso ao Sistema Braille” e “Dificuldades de aprendizagens acadêmicas e comportamentais”, coordenado pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE).

“Possibilidades e desafios para o acesso ao Sistema Braille, Soroban, orientação e mobilidade no contexto atual’ é o tema central dos cursos, que serão apresentados,  a partir das 8h, no Centro de Belas Artes, localizado na praça Luiz Pereira Lima, Centro, para professores da  rede municipal de ensino.

Na programação da cerimônia,  além da apresentação dos cursos, os inscritos participarão de palestra motivacional e encenação cultural. Com carga horária de 60h, e duração de cinco meses, os cursos serão ministrados por meio de  aulas expositivas e práticas, escritas, leituras e atividades extracurriculares, dinâmicas e filmes.

O objetivo, segundo Girley Araújo Lima, diretora do CAEE, é promover informações, apresentando conhecimento básico sobre a teoria e a prática do Sistema Braille, Soroban, orientação e mobilidade e atividades da vida alternativa, convivendo em diversidade no mundo contemporâneo.

Sistema Braille –  sistema de escrita por pontos em relevo, meio usado por excelência pelos cegos para a leitura e escrita.

Soroban - sistema para pessoas com deficiência visual. Ele é uma calculadora e ajuda a desenvolver concentração, atenção, memorização, percepção, coordenação motora e cálculo mental, principalmente porque o praticante é o responsável pelos cálculos, não o instrumento.
 



Compartilhe