Interior

IMA leva projeto de fossas agroecológicas para o sertão alagoano


Fonte: IMA Alagoas

24/11/2017 13h17

Apresentar alternativas sustentáveis para a utilização consciente dos recursos naturais é uma das vertentes adotadas pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL).

Na quinta-feira (23), durante ações da 8ª edição do Governo Presente, o IMA/AL inaugurou, junto ao Instituto Terra Viva, uma fossa agroecológica na Escola do Alto, em Olho D’água do Casado. Os estudantes puderam auxiliar na plantação de bananeiras que utilizarão dos recursos provenientes do esgoto tratado na fossa para seu crescimento e frutificação.

As fossas agroecológicas são construídas a partir de pneu, areia e metralha, que no subsolo, tornam-se um filtro que permite o reuso da água e dos nutrientes oriundos do esgoto.

A instalação no colégio permite uma aproximação dos estudantes com esse tipo de prática sustentável, melhorando a relação entre os jovens e o meio ambiente. Além desse projeto o órgão tem realizado outras ações que incentivam atividades sustentáveis no sertão alagoano.

Na mesma manhã houve também a revitalização do girador que dá entrada ao município de Piranhas, com cerca de mil metros de grama e o plantio de diversas mudas nativas da Caatinga, como barriguda, umbuzeiro e craibeira.

Os técnicos do órgão estiveram, ainda, com a já conhecida Caravana Ambiental e o projeto EcoCine na Escola Luiz Tertuliano da Paz, para sensibilizar os estudantes da preservação do meio ambiente através de brincadeiras e do audiovisual. Essas ações complementaram o Concerto Didático realizado pela Orquestra Filarmônica de Alagoas, na quarta-feira (22), na mesma escola.  

Além disso a equipe de Educação Ambiental do IMA promoveu, também, a Oficina de Sabão Ecológico para 25 membros da Associação de Catadores e Recicladores do município de Piranhas, estimulando ainda mais novas maneiras de reaproveitamento de material para confecção de novos produtos sustentáveis.

Nesta sexta-feira (24), o IMA/AL dá continuidade à sua participação no Governo Presente passando também pelos municípios de Delmiro Gouveia, onde haverá inauguração de mais uma fossa agroecológica, e Pariconhas, que terá plantio de mudas e a construção de um mini-viveiro. 



Compartilhe