Interior

Ministro garante novos investimentos para o Sertão de AL


Fonte: Assessoria

15/12/2017 10h35

Em trabalho junto ao Ministério do Desenvolvimento Social, o ministro alagoano Marx Beltrão (Turismo) garantiu a liberação de R$ 4,9 milhões nesta quinta-feira (14) para continuidade das ações de inclusão produtiva e segurança alimentar no Sertão. O convênio firmado entre o MDS e o Condri (Consórcio Para o Desenvolvimento da Região do Ipanema) atende 4 mil famílias de baixa renda em 18 municípios sertanejos.

As tecnologias sociais implantadas são cisternas telhadão, apriscos rústicos, pequenos animais, equipamentos agrícolas, pequenos barreiros, bancos de sementes em regime de tecnologia social, que garante a participação efetiva da sociedade. Além de oficinas de capacitação e assistência técnica para todos os beneficiários.

O ministro Marx Beltrão explica que a iniciativa tem transformado a realidade das famílias sertanejas, ampliando a capacidade produção e a qualidade de vida na zona rural. “Esse programa impacta diretamente na mesa do trabalhador, promove inclusão, desenvolvimento, sobretudo, numa região que enfrenta desafios gigantes que vão desde questões climáticas até a área social”, ressalta Beltrão.

Ele destaca ainda que o MDS tem priorizado Alagoas em diversas ações importantes como o Programa do Leite e o Programa de Aquisição de Alimentos. “O ministro Osmar Terra (Desenvolvimento Social) tem sido um grande parceiro de Alagoas, sensível às demandas que levamos, sempre destinando investimentos para esses programas fundamentais”, comenta.

Para a presidente do Condri e atual prefeita de Poço das Trincheiras, Aparecida Ferreira, essa iniciativa marca a vida dos moradores, uma vez que a água é essencial e gera diversas oportunidades no meio rural. Já o secretário-executivo de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas, Edilson Ramos, agradeceu o apoio e destacou a participação da comunidade. “O ministro fez o compromisso e destravou os investimentos que trazem ganho social e incremento na economia, com a mão de obra local e regional e evitando o êxodo rural”, conclui.

Municípios

Estão sendo contemplados com as ações: Inhapi, Canapi, Ouro Branco, Maravilha, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, Dois Riachos, Cacimbinhas, Major Isidoro, Jaramataia, Olivença, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Palestina, Pão de Açúcar, Senador Rui Palmeira, Carneiros e São José da Tapera.



Compartilhe