Interior

Sesau vai capacitar técnicos municipais para implantar teste rápido da tuberculose


Fonte: AMA - Associação de Municípios Alagoanos

21/03/2018 12h12

Técnicos dos 56 municípios alagoanos que integram a I Macrorregião Região de Saúde serão capacitados sobre a coleta de material para a implantação do Teste Rápido Molecular de Tuberculose.

 

O treinamento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), irá ocorrer na quinta-feira (22), a partir das 8h, na Academia da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), localizada na Avenida Assis Chateaubriand, no bairro do Trapiche da Barra.

 

O Teste Rápido Molecular de Tuberculose será oficialmente implantado no Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), que irá receber o material coletado dos municípios.

 

Segundo a técnica do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Alda Rodrigues, o curso é voltado para coordenadores da Atenção Básica e de Vigilância Epidemiológica dos municípios.

 

A facilitadora será a coordenadora do Setor de Tuberculose do Lacen/AL, Telma Amorim. “O Teste Rápido Molecular de Tuberculose emite o resultado em duas horas, sendo disponibilizado instantaneamente por meio do sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), e é uma ferramenta importante para conter o avanço da doença e salvaguardar a saúde do paciente”, destacou Alda Rodrigues.

 

A técnica do Programa Estadual de Controle da Tuberculose salientou que as amostras para a realização dos testes serão recolhidas pelos profissionais que atuam do Programa Saúde da Família (PSF), sendo enviadas ao Lacen/AL para análise.

 

“O Lacen/AL passa a ser a referência no teste rápido para esses 56 municípios, atuando em parceria com Atenção Básica, que realiza, além do diagnóstico, um trabalho de busca ativa de novos casos e tratamento”, reforçou Alda Rodrigues.



Compartilhe