Interior

Governo de AL leva Pró-Estrada a Viçosa e firma convênio com Hospital Municipal


Fonte: Agência Alagoas

06/07/2018 10h39

O Governo do Estado levou, nesta quinta-feira (5), ações nas áreas da saúde, infraestrutura viária e agricultura familiar a Viçosa e a outros seis municípios do Vale do Paraíba alagoano.

A solenidade foi realizada no Centro de Viçosa, na Praça Apolinário Rebelo, e reuniu prefeitos da região, vereadores, secretários de Estado e municipais, além de outras autoridades.

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, assinaram o termo de compromisso com o Hospital Municipal de Viçosa para a parceria de serviços, ações e atividades no âmbito do Programa Estratégico Mais Saúde Especialidades, com validade de 12 meses.

Com a adesão ao programa estadual serão ofertados exames laboratoriais, radiolo?gicos, ampliação da ultrassonografia (que passará de 120 para 240 procedimentos por mês), eletrocardiograma, endoscopias e consultas especializadas.

Em seu discurso, Renan Filho anunciou que o Governo do Estado tem projeto para construir em Viçosa o Hospital Regional do Vale do Paraíba.

"Estamos construindo em Maceió o Hospital Metropolitano e o Hospital da Mulher, além de três regionais: um em Porto Calvo, um em União dos Palmares e outro no Alto Sertão, em Delmiro Gouveia. O quarto hospital regional será construído no Vale do Paraíba, em Viçosa. O projeto aqui teve de ser diferente, por conta da topografia mais acidentada, mas estamos concluindo os estudos para depois iniciar a construção", revelou Renan Filho.

O governador e o secretário de Estado da Saúde também fizeram a entrega de ambulâncias a Viçosa, Chã Preta, Atalaia, Mar Vermelho, Pindoba, Quebrangulo e Paulo Jacinto. Elas integram o lote de 130 veículos que estão sendo distribuídos aos municípios alagoanos, utilizados no transporte de pacientes entre unidades de saúde.

Pró-Estrada

Ao lado do prefeito de Viçosa, David Brandão, o governador Renan Filho e o secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, assinaram a ordem de serviço que autoriza o início das obras de pavimentação asfáltica de vias urbanas da cidade.

A obra vai beneficiar mais de 25 mil habitantes de Viçosa. Dos 17 municípios que integram as regiões dos Vales do Mundaú e Paraíba, 12 já recebem ações do Pró-Estrada. O Programa favorece a segurança viária, a mobilidade urbana e infraestrutura da malha estadual, elevando seu padrão e possibilitando mais desenvolvimento econômico e social para a população.

"Olhar pra trás e ver o quanto esse programa tem transformado a vida das pessoas nos dá mais fôlego para progredir pelos outros municípios. Já são mais de 70 cidades e uma marca significativa de mais de mil quilômetros da malha viária com obras de reconstrução, implantação e pavimentação em todo o Estado", destacou o secretário Mosart Amaral.

"Serão pavimentados 7,8 km de vias urbanas, à exceção do Centro Histórico, que manteremos preservado. Vamos criar um anel viário passando pela Ponte Nova em direção a Mar Vermelho, o que vai desafogar o trágego da Rua do Gurganema, que sofre com o trânsito intenso. Nossa ideia é, mais adiante, torná-la mão única após a efetivação da SMTT (Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Defesa Social) ", explicou o prefeito de Viçosa.

Programa do Leite

Junto com o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Antônio Santiago, o governador fez a entrega de tratores equipados com grades aradoras aos municípios de Viçosa, Capela, Chã Preta, Atalaia, Mar Vermelho e Pindoba.

As máquinas são distribuídas por meio do Programa de Mecanização Agrícola do Governo do Estado e vão ajudar no apoio ao processo produtivo, na preparação de solos, tratos culturais, desde o plantio até a colheita.

Para um público também formado por produtores rurais do Vale do Paraíba, Renan Filho afirmou que o Governo do Estado vai concentrar esforços para garantir a continuidade do Programa do Leite, mantido pelo Governo Federal, com contrapartida do Estado de Alagoas.

"Como governador de Alagoas vou, novamente, aportar mais recursos para garantir a continuidade do Programa do Leite. Nós precisamos, ainda, nos mobilizar para, em Brasília, não permitirmos mais cortes de recursos federais para Alagoas", conclamou o governador Renan Filho, ao se dirigir aos deputados federais Ronaldo Lessa, Marx Beltrão e Maurício Quintella, presentes à solenidade.

Por fim, Renan Filho assinou o termo de cessão ao município de Viçosa do prédio onde funcionava a antiga delegacia regional, na Rua do Passarinho. O imóvel foi desocupado no final do ano passado, após o Governo do Estado inaugurar o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), na Avenida Firmino Maia, que passou abrigar as polícias Civil e Militar.

No prédio cedido, a prefeitura de Viçosa vai instalar a SMTT, após reforma. "Vamos, enfim, tirar do papel a SMTT e colocá-la em funcionamento", comemorou o prefeito David Brandão.



Compartilhe