Municípios

Arapiraca sedia 1ª Mostra Cultural de Educação para o Trânsito

Por Assessoria 23/09/2018 09h09
Arapiraca sedia 1ª Mostra Cultural de Educação para o Trânsito

A 1ª Mostra Cultural de Educação para o Trânsito, sediada em Arapiraca, movimentou, nesta quinta-feira (20), as ações educativas da Semana Nacional do Trânsito (SNT), no Teatro Hermeto Pascoal, no Sesc Arapiraca com o envolvimento da Prefeitura de Arapiraca e do Governo do Estado.

A parceria entre a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), escolas estaduais de cinco municípios do Agreste de Alagoas, entre outras instituições de apoio, possibilitou apresentações culturais dos alunos em alusão à prevenção de acidentes de trânsito, envolvendo motocicletas.

A mostra foi coordenada pela analista de Trânsito do Detran, Edira Soares, e contou com o apoio e a presença do superintendente da SMTT de Arapiraca, Jodelmir Pereira de Souza, da subsecretária municipal de Saúde, Leiliane Sandrine Neves, do tenente Emanoel Costa, coordenador da Lei Seca em Alagoas, além do chefe de Segurança no Trânsito do Detran e membro do Cetran, Antônio Monteiro e a chefe de Educação para o Trânsito do Detran, Ana Buarque.

Para o superintendente da SMTT, Jodelmir de Souza, o envolvimento dos alunos nas ações de trânsito com prevenção a acidentes é fundamental para que eles se conscientizem e passem a ser multiplicadores das ações educativas e reforça o projeto de redução de acidentes, principalmente com o envolvimento de motociclistas.

“Vimos aqui um pacote educacional de envolvimento com as ações dos órgãos de trânsito competentes e que tem um significado importante para o desenvolvimento das ações de redução de acidentes de trânsito em nossa região”, afirmou Jodelmir de Souza.

Em seu pronunciamento, o palestrante e agente de trânsito da SMTT, Carlos Alberto Peixoto, ressaltou a importância de envolver as escolas com a participação dos alunos com referência as ações do Programa de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), em Arapiraca.

“Estamos satisfeitos com o envolvimento dos estudantes arapiraquenses de forma participativa e elaborando em equipe propostas culturais apresentadas aqui e que estimulam a conscientização sobre a responsabilidade de todos para com o trânsito”, afirmou Carlos Peixoto.

Apresentações culturais

Os alunos das escolas participantes fizeram apresentações musicais e teatrais com paródias e encenações que despertaram o interesse da classe estudantil na contribuição de um trânsito seguro e responsável para todos.

De acordo com a idealizadora da 1ª Mostra Cultura de Educação para o Trânsito, Edira Soares, o evento para o próximo ano irá contemplar também as escolas municipais, que já atuam nas ações educativas nos espaços físicos das escolas e que terão sua participação na mostra de 2019.

“Vamos ampliar a participação das escolas para podermos ter o envolvimento dos alunos da rede municipal e avançar na conscientização de todos para reduzirmos os índices de acidentes no trânsito de Alagoas”, declarou Edira Soares.

Programação da semana

Nesta sexta-feira (21), a blitz educativa acontecerá no Posto de Combustíveis IBN (Jota Pinto). na AL-110 e, também, com palestra sobre prevenção de acidentes no trânsito na Mineração Vale Verde. Essas ações acontecem da parceria da SMTT e da SMS.

O encerramento da Semana Nacional do Trânsito, em Arapiraca, vai ocorrer na segunda-feira (24), na Praça Luiz Pereira Lima, a partir das 9 horas da manhã com a participação de todos os órgãos envolvidos.

E de 25 a 28, a SMTT permanecerá com ações de encerramento com palestras em escolas municipais e particulares e no Sesc.