Municípios

Prefeito Rui Palmeira assina contrato para 1.920 novas moradias

Por Assessoria 27/09/2018 15h03
Prefeito Rui Palmeira assina contrato para 1.920 novas moradias

Na manhã desta quinta-feira (27), o prefeito Rui Palmeira e o vice-prefeito Marcelo Palmeira assinaram, na sede da Prefeitura, no bairro de Jaraguá, o contrato para a construção de mais 1.920 unidades habitacionais em Maceió. Ao todo, serão quatro novos residenciais: Alamedas do Pontal, Alamedas da Jatiúca, Alamedas da Pajuçara e Alamedas do Farol, todos localizados no Benedito Bentes, parte alta de Maceió.

O Prefeito Rui Palmeira ressaltou do trabalho sério realizado pela Prefeitura de Maceió para a redução do déficit habitacional. Para ele, moradia é sinônimo de dignidade e cidadania.

“É mais uma contração da Prefeitura para construção de moradias para a população carente. Vamos priorizar as pessoas que moram em áreas de risco, embaixo de um barraco de lona ou em uma encosta. Nós temos uma demanda enorme por unidades habitacionais, mas já conseguimos reduzir essa carência ao longo desses cinco anos. Já entregamos mais de 10 mil residências e temos mais 7 mil contratadas. É muito gratificante ver a alegria das pessoas ao receber um teto para morar”, frisou Rui Palmeira.

Os novos residenciais, que serão destinados a famílias inscritas no Programa Municipal de Habitação, contam com aproximadamente 154 milhões de reais em investimentos federais. A obra vai gerar quase mil empregos diretos.

O vice-prefeito Marcelo Palmeira destacou a relevância da obra para o Município. “É consolidação de mais um projeto. Agora é trabalhar para entregar essa obra o mais breve possível, pois essas casas são para pessoas que moram em áreas de riscos ou pagam aluguel”, salientou.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Mac Lira, o foco da gestão é levar as pessoas para locais seguros, evitando tragédias durante o período chuvoso. Além de proporcionar qualidade de vida para quem mais necessita do poder público.

“Nós tínhamos recebido do Ministério das Cidades a autorização para contração, mas havia trâmites burocráticos como regularização de terrenos, aprovação de projetos complementares e emissão de alvarás. Faz parte da política do prefeito Rui Palmeira, que desde 2013 vem avançando na diminuição do déficit habitacional, com o objetivo de tirar as pessoas de áreas de risco, pois grota não é lugar para se viver. Local ideal para morar precisa ser dotado de equipamentos públicos, com saneamento, sistemas viários e drenagem”, enfatizou Mac Lira.

O titular da Sedet informou que as obras serão iniciadas logo após a assinatura dos contratos. Ainda de acordo ele, a Prefeitura já tem seis novos empreendimentos já autorizados para assinatura de contrato. No entanto, o período de inscrições só terá início após o fim do período eleitoral.

O superintendente da Caixa Econômica Federal em Alagoas, Kleber Paz, comemorou a parceria entre a empresa pública e a Prefeitura de Maceió. “A habitação popular tem tudo a ver com o DNA da Caixa Econômica. Estamos falando de 1920 unidades para famílias que hoje residem em áreas de risco. Isso tem um alcance social muito forte. Sem citar a questão da geração de emprego e renda. É uma satisfação muito grande para a Caixa fazer parte de um projeto dessa grandeza. A gente tem uma parceria exitosa com o Município”, comemorou.