Municípios

Escola no interior atrai alunos com projeto multidisciplinar Espaço de Aprendizagem

Por JG Notícias 01/10/2018 17h05
Escola no interior atrai alunos com projeto multidisciplinar Espaço de Aprendizagem

Refletir sobre a importância da participação dos alunos na construção de seu próprio conhecimento e mudança de comportamento, foram alguns dos objetivos da Escola Estadual Mário Gomes de Barros, em Joaquim Gomes, que realizou nos últimos dias um projeto multidisciplinar que envolveu alunos do ensino médio e EJA. 

A escola comandada pela diretora Fátima Pereira, quis que o aluno compreendesse a necessidade de trabalhar com projetos, e ainda socializando as mais diversas aprendizagens, que foi capaz de praticar conteúdos de disciplinas que fazem parte do currículo escolar.

Com o projeto os alunos puderam ampliar seus conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa, Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências, Ciências Humanas e Sociais. 

A Escola realizou a culminância do projeto entre os dias 27 e 28 de setembro, e como metodologia, os alunos puderam trabalhar cada turma o seu próprio tema, e atendeu assim os objetivos previamente estabelecido, tendo ainda seus subtemas. 

Após todo projeto, eles foram avaliados pelos seus professores e a direção da escola, em situações que lhe custaram notas, através de simulado com conteúdo, elaboração de um mine projeto sobre o tema e apresentação e entrega de relatório da temática, além de responderem questões dentro daquilo que foi estudado. 

Para a diretora, um grande sucesso e que, somente fortalece o papel da escola Mário Gomes em oferecer aos seus alunos conteúdos atraentes e que, reforça a qualidade do ensino no MGB. 

Os alunos lotaram o pátio da escola e assim levaram ao demais apresentações dentro daquilo que puderam estudar sob orientação de seus professores, um palco foi montado e além das apresentações sobre conteúdos, as equipes desenvolveram peças teatrais o que reforça a importância do projeto para conhecimentos gerais. 

O projeto levou alunos a construir mine Biodigestor, teve feira das profissões, discussões sobre meio ambiente, sustentabilidade, frações de forma prática, cidadania, democracia e participação política, mulheres e seus direitos, matemática cotidiana e tanto outros temas, foram 22 apresentações. 

A diretora da Escola, Fátima Pereira, agradeceu a participação de todos os alunos, e destacou o empenho de todos os profissionais, mestres, coordenadores e demais que fazem parte da instituição de ensino, que ganha força ainda mais com essas atividades que geram conhecimento. 

Ela lembrou que, aliado a dinâmica didática, o projeto “Espaço de Aprendizagens”, almeja o desenvolvimento da consciência ética e social de jovens e das comunidades em que eles estão inseridos. "Estamos criando espaços para discussão coletiva e transformar a escola em local de prazer e alegria”. Completou.