Municípios

SMS de Girau desenvolve ações alusivas ao Outubro Rosa

Por ASCOM 21/10/2018 13h01
SMS de Girau desenvolve ações alusivas ao Outubro Rosa

Com o objetivo de chamar a atenção das mulheres girauenses para os cuidados e prevenção do câncer de mama e colo uterino, a Prefeitura de Girau do Ponciano, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem desenvolvendo diversas ações nas unidades básicas de saúde. São testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C), atendimento odontológico, coleta de citologia, solicitação de mamografia, autoexame das mamas, além de palestras com psicóloga, nutricionistas, educadores físicos, assistentes sociais e fisioterapeutas.

No último dia 10, foi a vez das pacientes atendidas na Unidade Básica de Saúde Urbano II, localizada no Bairro São Tarcísio, receberem os cuidados citados e, no dia 16 as pacientes do postinho do Povoado Algodão, mas não só as mulheres foram atendidas, vale ressaltar que o câncer de mama também atinge homens, por conta disso, a SMS vem desenvolvendo um trabalho especifico em busca ativa direcionada para o público masculino.

A partir do dia 23, terça-feira, a programação continua da seguinte forma:

Dia 23 UBS Quebradente e Alecrim;

Dia 24 UBS Caldeirões, Sete Casas e Policlínica Municipal;

Dia 25 UBS Jaciobá e Paraná;

Dia 26 UBS Barbosa;

Dia 29 UBS Urbano I, Urbano III e Algodão;

Dia 30 UBS Canafístula I e II.

No mês de outubro também é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental e, fazendo alusão a essas datas, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em parceria com a Atenção Primária à Saúde Municipal, receberá as ações do Outubro Rosa durante os dias 23, 24 e 25/10.

Para a Coordenadora do CAPS, Bruna Farias, “é preciso estimular o autocuidado e a prevenção. É preciso dá autonomia. Cuidar do corpo é cuidar da mente”.