Municípios

Criadores de assentamentos recebem capacitação sobre criação de galinha caipira

Por Assessoria 22/10/2018 18h06
Criadores de assentamentos recebem capacitação sobre criação de galinha caipira

Agricultores e criadores de aves de assentamentos rurais de Murici participaram durante esta sexta-feira, 19, de uma oficina de capacitação sobre criação de galinha caipira na agricultura familiar. A iniciativa abordou técnicas que facilitam a vida do pequeno criador, desde o manejo nutricional à reprodução da ave, infraestrutura adequada para criação, além de outras temáticas.

Segundo a assistente técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Domênica Didier, a capacitação tem o objetivo de mostrar aos criadores, dentre outras orientações, a importância do investimento em avicultura como oportunidade de diversificar a renda familiar.

O encontro aconteceu no Assentamento Dom Hélder Câmara. Para Didier, o local serve como referência em sustentabilidade e experimentação de técnicas que facilitam o trabalhador do campo. Em dezembro de 2017, lembrou a assistente, os moradores do Assentamento receberam uma capacitação sobre os benefícios da fossa séptica biodigestora para o tratamento do esgoto doméstico da região.

A capacitação na criação de galinha caipira faz parte do acordo de cooperação técnica entre a Semarh e a Embrapa Tabuleiros Costeiros, de Sergipe – órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento –, e conta com a parceria da Prefeitura de Murici, por meio da Secretaria Municipal de Agriculta e Meio Ambiente (Semasu).