Municípios

Festa Literária de Marechal Deodoro acontecerá nos dias 13,14 e 15 de dezembro

Por Assessoria 29/10/2018 09h09
Festa Literária de Marechal Deodoro acontecerá nos dias 13,14 e 15 de dezembro
Divulgação

Há nove anos, o município de Marechal Deodoro vem sendo palco de discussões culturais e manifestações artísticas. Conhecida em todo o estado, a Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar), chega em sua 9º edição com o tema “Sou Literatura, Sou Cultura, Sou mulher”, e o público terá a oportunidade de discutir o papel da mulher em sociedade.

Este ano, a Flimar terá um novo formato e acontecerá em um espaço que compreende a Rua Barão de Alagoas, a Praça Pedro Paulino e o largo do Complexo Franciscano, integrando as diversas ações e atividades.

Assuntos como o papel da mulher na sociedade, mulher negra, feminicídio e a mulher na literatura serão abordados de maneira eclética e voltadas para diversos públicos, através de mesas redondas, oficinas, saraus, e o CineFlimar.

A abertura da festa acontece no dia 13 de dezembro e será realizada no Adro do Convento Franciscano, onde será montando o auditório principal. Já a partir do dia 14 de dezembro, a programação começa a partir das 13h, com a Flimarzinha, que é voltada para o público infantil-juvenil, com destaque para os alunos das redes pública e privada.

Oficinas de contação de histórias, leitura, literatura de cordel, e batalha poética, serão algumas das atividades promovidas pela Flimarzinha. Além disso, o público contará com o Cine Flimarzinha, que acontece na sede da Sociedade Musical Carlos Gomes, e shows artísticos no palco principal no final da tarde para encerrar a programação.

Paralelo a Flimarzinha e a partir das 14h, o público vai contar com mesas redondas, que seguem até às 18h. Neste espaço, o público vai poder participar de uma série de discussões voltadas para ao tema desse ano. Já às 17h é a vez do Cine Flimar, que acontecerá na Casa Museu de Deodoro, em que os participantes  assistirão filmes voltados para a temática proposta pela Flimar.

Para animar a noite, os presentes irão contar com o Sarau, a partir das 18h, reunindo música, poesia, dança, teatro e conversação num ambiente plural e cheio de artistas. Além disso, os participantes vão contar com um palco cultural para os shows de samba, pop rock e MPB e manifestações culturais. E para finalizar a festa, a partir das 21h o público contará com shows artísticos.

A FLIMAR

A Festa Literária de Marechal Deodoro, é um evento que há nove anos atrai diversos públicos que se interessam em cultura e literatura. A Flimar é um projeto de consolidação de uma política que incentiva a leitura, e atividades literárias nas escolas do município e na comunidade, como forma de contribuir para que a população possa adquirir o hábito de leitura.

Em 2017, a Festa Literária ganhou uma nova roupagem, com novas dimensões e envolvendo os mais diversos setores num ato de grandiosidade.