Municípios

Homenagens pelo Dia de Finados lotam cemitérios de Maceió

Por G1 AL 02/11/2018 11h11
Homenagens pelo Dia de Finados lotam cemitérios de Maceió
Foto: Foto: Anna Pontes/ G1 AL

Muita gente aproveitou as primeiras horas do dia de Finados para visitar os entes falecidos enterrados nos cemitérios públicos de Maceió.

No cemitério Nossa Senhora da Piedade, no bairro do Trapiche, o dia começou com missa e orações. Nele estão alguns túmulos famosos, como o da atriz Linda Mascarenhas, e o de Carolina Marques, personagem da lenda urbana da mulher da capa preta.

"Ele adorou a estória da mulher da capa preta. Viemos visitar túmulos de falecidos da família, e aproveitei pra mostrar onde estava enterrada a moça", conta o avô Mário Rocha, 79.

Próximo dali, o cemitério São José estava cheio de visitantes. Grupos religiosos também marcaram presença, conversando com as pessoas e fazendo orações de conforto aos que estavam emocionados.

As irmãs Zuleide Maria Freire e Rosa Emília dos Santos reservam o dia para visitar o túmulo da mãe, que faleceu há 8 anos. "Ela estava normal, conversando, teve um ataque fulminante do coração. Morreu na hora", contam.

"Hoje nós estamos conformadas, entregamos nas mãos de Deus. Temos esperança na promessa de Jesus pra nós. Cremos que ela está na Glória de Deus", complementam.

O secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social Coronel Ivon Berto passou pelo cemitério e constatou algumas situações de irregularidades.

"Encontramos aqui ambulantes não cadastrados vendendo água e velas. Também abordamos pessoas que trouxeram menores para trabalhar, apesar de toda a fiscalização que fizemos nos últimos dias. Estamos abordando as pessoas, conversamos, e vamos acionar o Conselho Tutelar", explicou o secretário.

Movimento intenso também no maior cemitério particular da capital. Centenas de pessoas visitaram seus parentes enterrados no local. A programação ao longo do dia inclui celebração de missas, palestra espírita e apresentações musicais.