Municípios

Banco de Leite materno de Arapiraca comemora 10 anos ajudando mais de 10 mil bebês

Por ASCOM 10/11/2018 08h08
Banco de Leite materno de Arapiraca comemora 10 anos ajudando mais de 10 mil bebês

“Há 10 anos o Banco de Leite salvou a vida do meu bem mais precioso, que é meu filho. Eu devo tudo a esse lugar”, declara Eliane de Oliveira, mãe de José Gabriel, durante o evento realizado na tarde desta quinta-feira (08).

A festa, que aconteceu no Banco de Leite Humano de Arapiraca, localizado na Rua Padre Cícero, reuniu as nutrizes para uma tarde descontraída com lanche, trocas de experiências e homenagens para as responsáveis pelos 10 anos de contribuição aos 10 mil atendimentos. As comemorações são ainda mais significativas, quando se percebe o papel importante do Banco de Leite para a maternidade e para a população em geral.

Desde a sua inauguração em 2008, através do BLH, cerca de 2500 mil litros de leite foram doados, muitos bebês já foram alimentados e tiveram suas vidas salvas, graças a muitos atos de solidariedade de mais de 1.590 mulheres que doaram leite materno.

Quem pode ser doadora de leite?

Algumas mulheres, quando estão amamentando, produzem um volume de leite além da necessidade para o seu bebê, o que possibilita que sejam doadoras. Além de apresentar excesso de leite, a mulher deve ser saudável e não usar medicamentos que interfiram na amamentação.
 

No caso de Arapiraca, essa doação pode ser realizada no próprio BLH, que fica localizado na rua Padre Cícero, ao lado do 5º Centro de Saúde, ou solicitando o atendimento domiciliar. Com o leite materno, o bebê fica protegido de infecções e diarreias, além de se desenvolver melhor, diminuindo o tempo de internação.