Municípios

Parceria com a Unidade Móvel “Amigo do Peito” garante Mamografia a Coruripenses

Por ASCOM 11/11/2018 15h03
Parceria com a Unidade Móvel “Amigo do Peito” garante Mamografia a Coruripenses

A Secretaria Municipal de Saúde de Coruripe realizou nos dias 05, 06 e 07 de novembro um mutirão de mamografia em parceria com a Unidade Móvel “Amigo do Peito”, os atendimentos aconteceram em frente à Unidade Básica de Saúde do Centro. O objetivo é realizar o exame de prevenção ao câncer de mama para detectar se existe a doença e, posteriormente, iniciar o tratamento de cura tendo como público-alvo mulheres de 50 a 69 anos.

Segundo Neila Sabino, assessora de Atenção Básica em Saúde da SMS, “esse ano é o terceiro mutirão que acontece no município com o objetivo de atingir mulheres que tenham mais propensão a ter câncer de mama, este, que é o tipo que mais mata mulheres no Brasil e um diagnóstico precoce faz a diferença”, enfatizou Neila.

“A equipe da secretaria de Saúde orienta muito sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama para aumentar as chances de cura. Devemos aproveitar e fazer nosso exame”, disse Cícera da Silva, enquanto aguardava o procedimento.

Cerca de 200 mulheres realizaram exames de mamografia, pacientes das UBSs do centro da cidade (Barro Preto, Vassouras, Cruzeiro, CTW, Rubem Wanderley e Vale do Coruripe). E os atendimentos se estenderam também para unidades de saúde dos Povoados e Distritos de Coruripe, entre eles, Poxim, Pontal, Barreiras, Miaí (Cima e Baixo), Botafogo, Bonsucesso, Pindorama – Centro e Periferia, além da Quadra S.

A importância da mamografia

A mamografia é um tipo específico de radiografia das mamas capaz de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama, antes mesmo que as lesões sejam palpáveis. O exame também pode ajudar a verificar a necessidade de tratamentos intensivos para os tumores e na conservação da mama, caso seja necessária uma cirurgia.