Municípios

Marechal Deodoro lidera ranking da transparência no interior de AL

Por Blog do Edivaldo Junior 13/12/2018 10h10
Marechal Deodoro lidera ranking da transparência no interior de AL

O ranking nacional de transparência do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), a Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°, divulgado nesta quarta-feira, 12, traz uma “surpresa”.

Marechal Deodoro, que ocupava uma das últimas posições (1.118) na edição anterior do ranking  conseguiu melhorar o desempenho e está agora na 36aposição em todo o país.

Na 3a edição da EBT, Marechal Deodoro teve nota 2,77. Na nova edição, o município conseguiu alcançar 9,29 pontos.

Em Alagoas, o município lidera no interior, atrás apenas da capital. No Nordeste, Marechal Deodoro aparece em 7o lugar, atrás de Vitória da Conquista, BA (9,8), Recipe, PE (9,76), Viçosa do Ceará, CE (9,6), Maceió, AL (9,42) e Itabuna, BA (9,33).

A nota média nacional dos municípios ficou em 6,50. Em Alagoas, a EBT avaliou a capital e mais 11 cidades com mais de 50 mil habitantes. O melhor despenho no interior, depois de Marechal, foi Coruripe, com nota 9,04. Os piores desempenhos foram de Palmeira dos Índios, com nota 4,8 e Penedo, com nota 1,2.

Na média, os municípios de Alagoas tiveram nota 5,9. Em relação ao ranking anterior, a maioria dos municípios, incluindo a capital Maceió, tiveram nota menor.

CGU divulga nova avaliação de transparência em estados e municípios brasileiros

A EBT – Avaliação 360°, diferentemente das três edições anteriores, traz uma inovação na sua metodologia. A principal diferença é que além da transparência passiva, também foi avaliada a transparência ativa. Ou seja, além da regulamentação da LAI – existência de canal (presencial e eletrônico) para solicitações de informação pelos cidadãos (SIC) e atendimento desses pedidos – a CGU mapeou como governos estaduais e municipais publicam na internet os dados sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, obras públicas, lista de servidores, entre outros.