Municípios

Gestores comemoram avanço na educação

Por AMA 04/01/2019 15h03
Gestores comemoram avanço na educação

Secretaria reflete o progresso e dedicação da gestão com a pasta”, iniciou o prefeito Areski Freitas (Kil) ao fazer um balanço sobre a atuação da Secretaria de Educação, que teve como gestora até ano passado, Rimelc Shirley, passando o cargo para Lindolfo Gomes. 
 
Kil falou sobre a preparação das escolas com acessibilidade, a Semed assegurou os recursos por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Foram recebidos diversos mobiliários novos para alunos com deficiência, além da construção de rampas e implementação de atividades especiais, que oferecem integração e fortalecimento da aprendizagem dentro do ambiente escolar. 
 
“A merenda sempre balanceada nas escolas, conforme o cardápio dos nutricionistas, garante uma alimentação de qualidade para os alunos da rede pública. Já no âmbito interno, tivemos a formação continuada dos nossos profissionais, desde professores à transportadores escolares, merendeiras e monitores, aprimorando os seus conhecimentos e deixando-os cada vez mais qualificados”, comentou o gestor. 
 
E o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2017 não deixa mentir: a rede municipal de ensino teve o seu índice elevado e superou as expectativas. O 5º ano foi de 4.2 em 2015 para 5.2 em 2017 – a meta de 2021 foi ultrapassada; Já o 9º ano foi de 3.8 em 2015 para 4.1 em 2017 – a meta de 2019 foi atingida. 
 
Cabe ainda destacar o reconhecimento das escolas em prêmios como o do Ministério do Trabalho, que selecionou projetos de alunos do município. Entre outros diversos projetos trabalhados em sala de aula, como o incentivo do contato à cultura e personagens históricos de União dos Palmares. 
 
Ainda como fruto dos resultados, houve recordes de aprovação no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) no município. As escolas municipais aprovaram mais de 30 alunos no exame de seleção, que oferta o ensino médio integrado à um curso profissionalizante. Os cursinhos preparatórios foram oferecidos para todos os alunos da rede, sendo ofertado transporte gratuito aos alunos que moravam mais afastados, garantindo que todos pudessem ter a oportunidade de se prepararem para prestar o exame de seleção.
 
Outra grande conquista foi a recuperação dos recursos federais para a construção de duas creches e duas quadras poliesportivas, que já estão a caminho, proporcionando mais benefícios para os pais e as crianças, com oportunidades de ensino de qualidade enquanto os pais garantem suas rendas, além da importância das quadras como espaços esportivos para a formação de atletas e incentivo ao esporte.   
 
A criação do Programa de Manutenção Escolar proporcionou a recuperação da estrutura física das escolas municipais. Pintura, restaurações na parte elétrica e melhorias estruturais foram feitas nas escolas da cidade e zonas rurais, que ganharam cara nova. 
 
O secretário de educação, Lindolfo Gomes, ressalta que vários programas levaram alegria e conhecimento à população, como o Mais alfabetização, Novo Mais Educação, Escola Conectada, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Brasil Alfabetizado, que incentivam o conhecimento, inclusão e um aprendizado mais eficiente. “Além da realização do JEPS, que contou com jogos lotados e levou muita emoção e competitividade entre as escolas. Enfim, são muitos avanços, difícil citar todos em pouco tempo”, finalizou.
ASCOM UNIÃO