Municípios

Sessão Solene homenageia Dia Internacional da Mulher na Câmara de Vereadores de Pilar

Por Pedro Quirino com Pilar 360 15/03/2019 09h09
Sessão Solene homenageia Dia Internacional da Mulher na Câmara de Vereadores de Pilar
Foto: Pedro Quirino

O compromisso do Legislativo Pilarense na defesa dos direitos da mulher foi a tônica do discurso da vereadora Joeli Lopes (PSD) na sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8 de Março), realizada na manhã desta quinta-feira, dia 14.

“A redução do feminicídio em 2018 não diminuiu a violência contra as mulheres, essa violência ainda existe e é cotidiana, mas hoje as mulheres estão tendo mais coragem de denunciar, isso graças a ações como essa feita aqui ”, afirmou em seu discurso a vereadora.

A sessão especial contou com a palestra da comandante da Patrulha Maria da Penha, major Danielli Assunção. Na ocasião ela explicou como funciona a Patrulha e sua importância para prevenir a violência contra a mulher.

“Nosso papel é conscientizar e incentivar as denuncias, pois só assim conseguimos prevenir e combater a violência doméstica contra a mulher”. Afirmou a oficial.

A Patrulha Maria da Penha foi criada após um projeto elaborado em conjunto pelo Governo do Estado de Alagoas, por meio das Secretarias Estaduais da Mulher e dos Direitos Humanos e da Segurança Pública (SSP), e pelo Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública. Diariamente, os militares realizam visitas com o objetivo de fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas deferidas e encaminhadas pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.

Quem também palestrou na solenidade foi a psicologa Edna Moura. Em seu discurso, Edna destacou a importância da mulher para a sociedade, que “apesar dos estigmas que a própria sociedade atribui a mulher, as mulheres hoje são vistas como sujeito e não somente como aquela que procriava”. A psicologa também citou a filosofa francesa Simone de Beauvoir. “A Mulher só se torna plenamente humana quando pode se tornar útil à sociedade, através da oportunidade de se dedicar ao exercício de atividades públicas”. Finalizando seu discurso a psicologa parabenizou as mulheres presentes e em especial a Primeira Dama do Município Ceci Rocha e a Deputada Fátima Canuto.

Homenagens
Como forma de mostrar o reconhecimento da Casa Legislativa às mulheres da nossa cidade, a Câmara de Pilar ofertou um Diploma de “Honra ao Mérito” a mulheres que se destacam no município.
Entre as homenageadas a Deputada Estadual Fátima canuto (PRTB), que destacou importância da a saúde da mulher e a necessidade de ações de combate ao câncer, como a parceria que esta sendo feita entre o SESI e a prefeitura de Pilar que vai trazer um ônibus com equipamentos que facilitam exames para mulheres pilarenses.
No encerramento do evento, a Vereadora Joeli Lopes que presidiu da Mesa, agradeceu a presença de todos e novamente parabenizou as homenageadas, que foram dignas merecedoras das indicações às honrarias.