Municípios

Prefeito Cláudio Filho Cacau lança Programa de prevenção as enchentes

Por Correio dos Municípios 19/03/2019 09h09
Prefeito  Cláudio Filho Cacau lança Programa de prevenção as enchentes
Foto: Foto: Wellington Alves

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, lançou o programa municipal Prevenir 2019 – Comitê de Prevenção às Enchentes, na manhã desta segunda-feira (18), no bairro Barro Vermelho. O programa tem por objetivo pôr em prática uma série de ações que amenizem e previnam os transtornos causados pelas fortes chuvas.

Após a enchente de 2017, que trouxe grandes transtornos em partes da cidade, a atual gestão da Prefeitura de Marechal Deodoro criou o programa municipal Prevenir. A iniciativa prevê o desentupimento e limpeza das galerias e bocas de lobos, com o intuito de dar fluxo as águas; limpeza e alargamento das margens dos rios, para melhorar o tráfego das águas; terraplanagem em ruas que ficam alagadiças, entre outras atividades.

O programa inicia com a limpeza do Rio da Estiva e da Lagoa Manguaba, na região do Barro Vermelho e Taperaguá, assim como a limpeza das bocas de lobo na Rua São Pedro (Rua da Praia), além de terraplanagem no povoado da Barra Nova. A Ilha das Cobras e o os rios Piocó, Suamúma e outros trechos do Rio da Estiva também receberão os serviços do programa Prevenir.

Para esta primeira ação, foram utilizados cerca de 12 colaboradores se dividindo na retirada de areia do rio com a utilização de máquinas, limpeza de galerias e em toda a rede de saneamento básico.

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, deu início ao programa em uma rápida solenidade e seguiu de canoa às margens da lagoa Manguaba para vistoriar o início das atividades. De acordo com Cacau, Marechal Deodoro sofreu com os transtornos das fortes e chuvas, e o que depender dele e do município, todas as medidas serão tomadas como forma preventiva.

“É a prefeitura trabalhando em prol da prevenção das calamidades que vimos em 2017. Cada ação dessa é muito importante para que venha trazer mais tranquilidade para a vida dos deodorense. Só Deus sabe a força da natureza, mas a gente como agentes públicos temos a nossa obrigação de fazer nosso papel dando mais condições ao povo”, afirmou.

O Prevenir – Comitê de Prevenção as Enchentes, conta com a integração da Secretaria Municipal de Infraestrutura; Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gabinete Civil, Serviço.