Municípios

Interrupções no fornecimento de energia afetam municípios

Por Tribuna Hoje 03/04/2019 09h09
Interrupções no fornecimento de energia afetam municípios

Interrupções no fornecimento de energia têm afetado serviços e o abastecimento de água em municípios alagoanos. Segundo a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) a região do Agreste contabiliza 83 quedas de energia durante o mês de março. Ao todo 35 cidades já foram afetadas, incluindo a capital.

“Somente na região Agreste, onde dois sistemas coletivos abastecem juntos 10 cidades, incluindo Arapiraca, a Casal registrou apenas em março 83 faltas de energia, que de alguma forma afetaram ou paralisaram os equipamentos que bombeiam ou tratam a água. Ou seja, foi prejuízo no abastecimento das pessoas dessas 10 cidades”, explica a assessoria da Casal.

Na última segunda-feira (1º), 31 cidades ficaram com o abastecimento comprometido por conta da falta de energia. Na região da Bacia Leiteira, onde o sistema coletivo abastece 18 cidades, ocorreram 34 faltas de energia somente em março, informa a Casal.

De acordo com a Companhia, quando há a interrupção do fornecimento de energia e por consequência o de água, mesmo que a energia retorne, os equipamentos precisam de até 48h para ter o funcionamento normalizado. Os efeitos já estão sendo observados no sistema segundo a Casal.

“Algumas bombas de poços que abastecem a parte alta de Maceió já foram afetadas. Houve danos também a bombas em poços do litoral norte, como Riacho Doce e bairros vizinhos, que dependem de poços”, pontua.

Uma reunião entre a Casal e a Equatorial Energia foi realizada para discutir o assunto. No entanto, os resultados ainda não foram divulgados. Uma nova reunião está prevista para acontecer nesta quarta-feira (3).

Além da Casal, sistemas próprios de abastecimento sofrem com as constantes quedas. No município de Pilar, a queixa é também sobre a oferta de serviços públicos que tem sido afetada.

“Com as quedas de energia que aconteceram na semana passada e na semana retrasada, uma bomba de água queimou. Duas agências bancárias ficaram sem funcionar e diversos serviços e atendimento à população foram prejudicados porque não tinha como fazer atendimento no posto de saúde, por exemplo. Prejudicou moradores com a situação de eletrodomésticos queimados. Até a semana passada registramos quedas e isso tem prejudicado bastante”, informou a assessoria de comunicação da Prefeitura de Pilar.

Em nota, a Equatorial Energia Alagoas esclarece que as ocorrências de faltas de energia, atingindo a região da Bacia Leiteira, local de captação de água da Casal para municípios do Sertão de Alagoas, aconteceram em virtude de um problema na rede de distribuição de energia elétrica da região.

“Equipes de plantão da Companhia foram mobilizadas e trabalharam intensamente desde o início da ocorrência até o restabelecimento da energia elétrica para a área afetada ainda na sexta-feira, 29 de 18h30. Vale destacar que ainda no mesmo dia, representantes das Equatorial Alagoas interagiram institucionalmente com gestores da Casal para tratar sobre as ocorrências de falta de energia”, diz um trecho da nota.

Segundo a empresa, as principais causas da interrupção ainda estão sendo apuradas pela Distribuidora, juntamente a Casal, e que ações de manutenção nas redes de energia elétrica foram intensificadas na manhã deste sábado (30), com o objetivo de assegurar a qualidade e a continuidade do fornecimento da energia elétrica para as áreas citadas.