Municípios

Semas realiza momento junino em casas de acolhimento na capital

Secretaria reuniu crianças e adolescentes para comemorar a data

Por Semas 27/06/2019 15h03
Semas realiza momento junino em casas de acolhimento na capital
Reprodução

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) atua com unidades de acolhimento, oferecendo proteção e abrigo a indivíduos que estejam afastados do núcleo familiar e comunitário, encontrando-se em situação de abandono, ameaça ou de violação de direitos. A secretaria possui seis casas de acolhimento, sendo quatro específicas para crianças e adolescentes de 0 a 17 anos.

Durante a noite da quarta-feira (26), as crianças e adolescentes presentes nessas casas de acolhimento receberam uma festa junina, comemorando o São João com quadrilhas, músicas e comidas típicas. A comemoração aconteceu na Unidade de Acolhimento Institucional Acolher, localizada no bairro no Farol.

A própria secretaria de Assistência levou os jovens ao Acolher através de carros, explicou a diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Semas, Sheyla Barros. Durante todo o festejo as crianças e os adolescentes estavam acompanhados por cuidadores especializados. “Não unimos a festa junina com nenhuma palestra ou ação de conscientização, porque entendemos que elas precisam se sentir parte de uma unidade. Precisam se sentir em casa, como uma família. Esse é o motivo da festa, trazer acolhimento e felicidade”, ressaltou a diretora.

 O Vice-prefeito e secretário municipal de Assistência Social, Marcelo Palmeira, destacou a importância da ação para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. “Eles são filhos do Município, estão sob nossa responsabilidade e temos um compromisso com eles em todas essas fases da vida. A festa e a data são importantes para que eles sintam que são parte de um todo.” Disse o gestor.

O acesso ao Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes se dá por determinação do Poder Judiciário e por requisição do Conselho Tutelar. A Semas possui casas específicas para meninas, meninos, crianças de até sete anos e para irmãos.