Municípios

Prefeitura de Arapiraca convoca reunião com servidores após anuncio de paralisação

Trabalhadores da saúde prometem parar atividades nesta quarta-feira

Por Gazetaweb 05/08/2019 19h07
Prefeitura de Arapiraca convoca reunião com servidores após anuncio de paralisação
Reprodução

Uma paralização foi convicada para a próxima quarta-feira (7) pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde Administração e Serviços do Município (Sindsar). A anunciação foi feita a todos os trabalhadores do município de Arapiraca. O edital de convocação está afixado no mural do centro administrativo da prefeitura. Na tentativa de reverter a situação, o secretário de Saúde da localidade, Glifson Magalhães, comunicou reunião com a comissão de sindicalistas na manhã desta terça-feira (6). 

"Haverá uma paralisação definida em assembleia no dia 22 de julho de 2019. A concentração será no centro administrativo, a partir das 8h. Todos os servidores municipais podem e devem participar", convoca a presidente do sindicato, Joseane Lima Silva Mendes.

Na convocação, ela lembra que são assegurados por lei aos grevistas "o emprego de meios pacíficos tendentes a persuadir ou aliciar os trabalhadores a aderirem à greve; a arrecadação de fundos e a livre divulgação do movimento".

De acordo com a sindicalista, os salários dos servidores estão defasados desde 2014 e muitos estariam descontentes com a situação, notadamente os agentes de saúde, que participaram da campanha de vacinação da gripe influenza e até agora não teriam recebido pelo serviço. 

Ainda conforme Joseane Lima, a data base do funcionalismo da prefeitura é maio e até agora o município sequer acenou para a abertura de discussões. Ela reconhece que aconteceram reuniões com o secretário da Saúde - a pasta é uma das que há mais reclamações por parte dos servidores da área - mas que a solução deve vir de toda prefeitura como um todo, por envolver recursos públicos.

"Reivindicamos reajuste salarial, estruturação de locais de trabalho, fardamento. Gira tudo em torno de dinheiro e precisamos de todas as secretarias juntas", reforça a sindicalista, que afirma está sem reajuste salarial há quatro anos, desde a gestão da ex-prefeita Célia Rocha. Ano passado, o prefeito Rogério Teófilo (PSDB) chegou a conceder reposição da inflação de 2.98% nos salários dos servidores. "No início da atual gestão, foi criada uma mesa permanente de negociação com o funcionalismo, mas nesses mais de dois anos tivemos apenas uma reunião", lamenta.

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, as demandas dos servidores devem voltar à mesa de discussões no encontro com o secretário de Saúde, amanhã, no centro administrativo da prefeitura local.