Municípios

Matadouro Municipal é inaugurado em Ibateguara

Programa de Regionalização de Abatedouros permitirá a reabertura de unidades em Alagoas

Por Agência Alagoas 09/08/2019 16h04
Matadouro Municipal é inaugurado em Ibateguara
Reprodução

O prefeito de Ibateguara, Geo Cruz, e o governador Renan Filho inauguraram, nesta sexta-feira (9), o Matadouro Público Municipal José Farias Irmão. O equipamento vai beneficiar cerca de 15 mil famílias e gerar 120 empregos diretos e indiretos.


Renan Filho afirmou que o Programa de Regionalização de Abatedouros Públicos, criado pelo Governo do Estado, permitirá a reabertura de matadouros de pequeno e médio portes para facilitar o abate de bovinos, caprinos e suínos, fornecendo carne inspecionada de boa qualidade ao consumo.


"A solução antiga de fechar abatedouros não resolve. Nós estamos reunindo todos os órgãos governamentais e as prefeituras municipais para que tenhamos a quantidade necessária de abatedouros, a fim de abater corretamente os animais na quantidade que a população do estado consome. Vamos enviar, na próxima semana, o projeto de lei à Assembleia Legislativa capaz de adequar a legislação federal à realidade específica de Alagoas", revelou o governador.


Por meio do Programa de Regionalização de Abatedouros, o Governo do Estado vai entregar, em breve, o Matadouro Regional de Viçosa. As obras estão avançadas, em fase de conclusão. O equipamento será concedido à iniciativa privada.


"Vamos trabalhar para abrir regionalmente mais abatedouros. Além disso, vamos viabilizar as condições para que os mercados públicos, onde a carne é vendida, sejam adequados, oferecendo linhas de crédito aos marchantes através da Desenvolve para aquisição de balanças, freezers, entre outros equipamentos. O Estado fará, ainda, um esforço para adquirir veículos destinados ao transporte refrigerado das carnes. Temos um plano que, verdadeiramente, vai garantir o abate e a devida distribuição da carne de forma regionalizada", explicou o governador.


Sonho antigo


O novo matadouro tem capacidade para abater até 50 animais por dia e possui equipamentos modernos como câmara frigorífica, pistola para o abate, unidade de tratamento de efluentes, dentre outros.


"Estamos há 14 anos sonhando com essa grande obra. Precisamos dessa parceira entre a prefeitura, o Governo do Estado e o Ministério Público para fazer um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para que o Matadouro de Ibateguara possa servir aos municípios de Colônia Leopoldina e União dos Palmares", relatou o prefeito Geo Cruz.


Foram investidos R$ 1,1 milhão em recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e cerca de R$ 230 mil da Prefeitura Municipal. O Governo do Estado colaborou com o projeto fornecendo apoio técnico.


Renan Filho reafirmou que se o Governo Federal não implantar os 3,5 quilômetros restantes da BR-416, entre Ibateguara e Colônia Leopoldina, vai requerer ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Denit) a autorização para executar a obra com recursos próprios de Alagoas. O Matadouro Público fica à margem dessa rodovia.


Participaram da solenidade o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Sílvio Bulhões; o diretor-presidente da Agência de Defesa e Inspeção Animal (Adeal), Carlos Mendonça Neto; e da Emater, Elizeu Rego.