Municípios

Deputado sai em defesa de Ângela Garrote após boicote do prefeito de Palmeira dos Índios

O parlamentar acabou revelando publicamente histórias que corriam nos bastidores da política

Por Blog do Edivaldo Junior 22/08/2019 11h11
Deputado sai em defesa de Ângela Garrote após boicote do prefeito de Palmeira dos Índios
Blog do Edivaldo Junior

Durante fala da deputada estadual Ângela Garrote (PP), em pronunciamento durante a sessão ordinária dessa quarta-feira (21), o deputado estadual Inácio Loiola (PDT) foi solidário ao boicote que ela sofreu em Palmeira dos Índios. O prefeito do município, Júlio Cezar (PSB) teria desviado o percurso do desfile cívico realizado durante as comemorações dos 130 anos da cidade para evitar passar no local em que a parlamentar estava posicionada.

No aparte de solidariedade, o deputado acabou se exaltando e revelando publicamente histórias que corriam nos bastidores da política.

“Vossa excelência foi boicotada. Vamos deixar os entretantos de lado e vamos para os finalmentes, como diria Odorico Paraguaçu. Foi uma atitude pequena, mesquinha do prefeito Júlio Cezar”, afirmou.

Inácio lembrou que o prefeito procurou a ele e a ex-presidente do PSB em Alagoas, Kátia Born em busca de uma legenda.

“Quando ele iniciou a campanha, a sigla partidária que ele fosse, ele não teria o comando, nem a certeza que seria candidato. A gente num domingo estava em Inhapi fazendo uma convenção e ele chega. E Kátia Born garantiu que ele seria candidato. Garantiu, ele foi candidato e foi eleito. E ele convocou Kátia Born para ser sua secretária de Saúde e depois chutou Kátia Born, alegando que era vossa excelência (Ângela Garrote) que tinha pedido o cargo de Kátia Born pois queria indicar o secretário de saúde. Uma atitude muito pequena que fez com vossa excelência”. 

Inácio continua sua narrativa: “O deputado Antônio Albuquerque lembra de uma determinada cidade que tinha um prefeito que prometeu voto para todo mundo. E tonho disse, Inácio, o que será de nós? Só de candidato a deputado estadual tinha uns 4, mais  uns 5 ou seis de federal”.

O deputado resgatou ainda a memória de um personagem que conseguia enganar a todos.

“Em Piranhas surgiu um suplicante muito conhecido. Nequinho de Véio. Enganava todo mundo. Em todas as eleições, prometia votos a todos os candidatos a vereador e todos candidatos a prefeito. No final descobrimos que ele nem eleitor de Piranhas era. Era de São José da Tapera”, afirmou

“Ou seja, o prefeito Júlio Cézar também prometeu voto a tudo que era de candidato a deputado estadual, federal, senador e por aí vai. Então eu comparo ele a Nequinho de Véio, que no século passado enganou o povo prometendo votos a todos os candidatos”, concluiu comparando Nequinho de Véio ao prefeito de Palmeira dos Índios.

Veja texto da assessoria da Assembleia Legislativa sobre o discurso de Ângela Garrote

Ângela Garrote parabeniza Palmeira dos Índios pela passagem dos seus 130 anos

Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 21, a deputada Ângela Garrote (PP) parabenizou o município de Palmeira dos Índios, que ontem comemorou 130 anos de emancipação política. Ela aproveitou para agradecer aos palmeirenses pela acolhida que recebeu durante o desfile cívico. “É muito gratificante receber o carinho desse povo. Dessa Terra que me adotou como sua cidadã”, disse a parlamentar. “Em especial, quero agradecer as demonstrações de carinho e afeto que recebi das crianças e professores, como também ao padre Leandro Marques e o Colégio Diocesano Sagrada Família, que me prestaram uma belíssima homenagem, deixando-me muito emocionada e feliz”, prosseguiu.

Ângela Garrote destacou a história política e cultural de Palmeira dos Índios, ressaltando sua fundação, que se deu a partir de um aldeamento dos índios Xukuru-Kariri, no século 17 e teve como prefeito o escritor modernista Graciliano Ramos, um dos seus mais célebres representantes. “Seu nome é uma referência a esses indígenas e as suas terras, que eram cercadas de esbeltas palmeiras, bem próximo ao pé da serra onde hoje se ergue a cidade de Palmeira dos Índios”, observou a deputada, sem deixar de se reportar a outros ilustres palmeirenses, como o historiador Luiz Torres. “Que em seu livro ‘A terra de tilixi e txiliá, destacou que os povos indígenas foram os primeiros a chegar à região. Os Kariri, vindos de Porto Real do Colégio e os Xukuru, de Pesqueira, no vizinho Estado de Pernambuco, aqui se uniram, dando origem aos atuais Xukuru-Kariri”, contou. Ao encerrar o pronunciamento, Ângela Garrote agradeceu à população palmeirense os expressivos 9.104 votos recebidos nas últimas eleições.

Em aparte, os deputados Cabo Bebeto (PSL), Antonio Albuquerque (PRTB), Inácio Loiola (PDT) e Silvio Camelo (PV) se uniram ao pronunciamento de Ângela Garrote e parabenizaram o município de Palmeira dos Índios pelos seus 130 anos de emancipação política, colocando-se à disposição para o que necessário for em prol do seu desenvolvimento social, econômico e cultural.

Solidariedade

Ainda em aparte, os parlamentares se solidarizaram com a deputada Ângela Garrote, condenando as atitudes da Prefeitura de Palmeira dos Índios contra a parlamentar.