Municípios

Prefeito de Pilar arquiteta criação de nova legenda para futura candidatura

O foco seria uma provável candidatura a deputado federal

Por Blog do Edivaldo Junior 29/08/2019 12h12
Prefeito de Pilar arquiteta criação de nova legenda para futura candidatura
Reprodução

Atualmente, o prefeito de Pilar, Renato Filho, o "Renatinho", está no PV e a mãe dele, a deputada estadual Fática Canuto no PRTB. Os dois, segundo informações de um importante interlocutor para o Blog do Edivaldo Júnior, querem assumir o comando de uma legenda para trabalhar uma provável candidatura de Renatinho a deputado federal.

Nos planos da família teria ainda a expansão política para Atalaia. A esposa do prefeito, a secretária estadual de Ciência e Tecnologia, Cecília Rocha, já avisou que pretende disputar a prefeitura do município vizinho.

Outra opção para o grupo é a migração para o MDB do governador Renan Filho. Renatinho era do PSDB e estava num palanque diferente do governador, mas se aproximaram nos últimos anos.

Para levar à frente o plano de expansão, emissários de Renato Filho procuraram o presidente estadual do PRTB, Adeilson Bezerra, pedindo que ele “libere” a deputada Fática Canuto. Na prática, a sugestão é que ela fosse “expulsa”.

Bezerra evita falar do caso específico de Fátima Canuto. Mas avisa que a chance de qualquer deputado ser expulso do partido para facilitar a filiação em outra legenda, driblando a fidelidade partidária, é zero.

“Não é uma decisão minha, mas do presidente nacional do partido, Levy Fidelix. Não acredito que ele aceite nenhuma acordo do tipo”, aponta.

No caso da deputada, se ela não quiser enfrentar problemas parecidos com o de Cícero Almeida, que pagou caro por ter saído do PRTB, o melhor seria esperar a janela da "infidelidade" partidária ser aberta em abril de 2022.