Municípios

Paulo Dantas destaca agricultura familiar no Torneio Leiteiro

A competição conta com a participação de 48 pequenos produtores e premia em R$28 mil os recordistas em produção

Por Assessoria 04/10/2019 15h03
Paulo Dantas destaca agricultura familiar no Torneio Leiteiro
Assessoria

Ligado à produção rural na Bacia Leiteira, o deputado estadual Paulo Dantas chamou atenção para o papel fomentador exercido pelo  Torneio  Leiteiro da  Bacia Leiteira, que esse ano é exclusivo para a agricultura familiar.

A competição , que conta com a participação de 48 pequenos produtores,  comprova, na prática, resultados de investimentos em genética animal, premiando em R$ 28 mil os recordistas em produção.

 Segundo Dantas, a maioria dos  agricultores familiares , presente no Parque Mair Amaral, participam de programas de inseminação artificial e utilizam a transferência de embriões ofertada pela Secretaria Estadual de Agricultura.

"Se existe animal de genética apurada na agricultura familiar de Alagoas, é porque há incentivos do Estado e instituições parceiras como o Sebrae, que  levam aos agricultores  embriões e semêns de animais de alta genética,  além  de capacitações", reconheceu .

Segundo o deputado,  atualmente, os  agricultores familiares são responsáveis por  80% da produção interna que corresponde ao total de 900 mil litros por dia.

 " A exposição de Batalha, acima de tudo, quer perpetuar esse público, os colocando em vitrine e atraindo mais investimentos. Parabenizo a prefeita Marina Dantas e o governador Renan Filho por sempre olhar com otimismo e trabalhar pelo setor", completou.

Os Torneio Leiteiro teve início nesta quinta-feira, 3, para categorias novilhas e fêmeas adultas.  As ordenhas vão até sábado,5, com duas verificações diárias, às 8h e 20h.  Os resultados e cerimônia de premiação acontece no último dia, às 20h30.