Municípios

Professora da Rede Municipal se dedica para transformar vidas

Por Assessoria 15/10/2019 11h11
Professora da Rede Municipal se dedica para transformar vidas

O patrono da Educação brasileira, Paulo Freire, afirmava que a educação não transforma o mundo, mas muda as pessoas, que, por sua vez, são quem transformam o mundo. A professora da Escola Municipal Petrônio Viana, Rose Meiry Silveira, segue à risca o pensamento. Ela enxerga na educação a possibilidade de provocar mudança nas pessoas e assim vem fazendo desde o início de sua formação como docente.

Com 41 anos de sala de aula, sendo 11 deles na Escola Petrônio Viana, localizada no Conjunto Carminha, no Benedito Bentes, a professora já modificou o futuro de muitos alunos. Atualmente, Rose Meiry dá aulas no Programa Acelera, oferecido aos alunos da Rede Municipal, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, que tem como objetivo promover a recuperação da aprendizagem de alunos com distorção idade/série do 3º ao 5º ano do ensino fundamental. Para além dos resultados já alcançados, é sua dedicação e comprometimento com os estudantes que mais chamam a atenção.

“O que eu quero pra eles é o que quero para os meus próprios filhos”, diz Rose Meiry.

Rose é professora desde os 28 anos. No Município, ela passou a lecionar em 2008 e desde então está na Escola Petrônio Viana. Já foi professora do estado e de faculdades particulares. Rose pretende se aposentar na escola aos 70 anos. “Mesmo após a aposentadoria, pretendo seguir lecionando, pretendo educar crianças carentes, continuar o meu trabalho”, disse 

Segundo a professora, ela se dedica para ver as crianças saindo para enfrentar o mundo de maneira crítica, pensante e sabendo o que quer. “É assim que eu formo eles. Eu jogo eles para o mundo, falamos de tudo aqui dentro e o que eles me perguntam eu respondo”, destacou.

A mãe da aluna Weslayne de Oliveira, Wedjane Gomes da Silva, disse que sua filha só começou a evoluir no aprendizado no início deste ano, quando ingressou na turma da professora Rose. No começo, a mãe conta que seu rendimento foi bom, mas com um tempo a filha não evoluiu e recebeu o chamado da professora.

A professora Meiry é considerada por uns como segunda mãe e até mesmo avó. É assim que a Maria de Lourdes Ferreira da Silva, mãe de cinco alunos e ex-alunos da escola define a professora Rose Meiry. Três dos meus filhos estudaram aqui, e uma ainda estuda. Ela é um amor de pessoa. Ela ensina bem, dá atenção, é amorosa, carinhosa, sempre tá procurando ajudar, se tem um problema em casa, ela chega junto. Ela faz a diferença”, disse Maria de Lourdes.

Maria conta ainda que muitas vezes os filhos chegavam em casa e diziam que a professora pegava muito no pé. Para a mãe a exigência fazia a diferença. “Todos os meus filhos adoram ela, e choraram muito quando tiveram que sair da escola. Por mais que os meninos dessem trabalho, a professora Rose jamais disse que nossos filhos não tinham jeito, pelo contrário, ela procura cativar as crianças através do projeto e assim eles passam a se interessar mais pela escola. Ela trabalha autoestima das crianças, faz elas se sentirem que são capazes”, ressalta Maria.