Municípios

SMTT alerta para o aumento de conversões irregulares

Por Ascom SMTT 05/11/2019 16h04
SMTT alerta para o aumento de conversões irregulares
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Uma das infrações de trânsito mais cometidas em Maceió é a conversão proibida. Pensando em contribuir para a redução deste tipo de ocorrência, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) vem intensificando as fiscalizações na capital. Seja por meio dos agentes ou câmeras de videomonitoramento, os pontos mais problemáticos da cidade são diariamente fiscalizados.

Entretanto, apesar das ações de educação e de conscientização que são desenvolvidas pelas equipes da SMTT, os números têm aumentado. De janeiro a setembro de 2018, 296 infrações por conversão irregular foram contabilizadas. Já no mesmo período de 2019, 5.180 condutores foram flagrados cometendo este tipo de ocorrência que põe em risco a própria vida, assim como a das demais pessoas que trafegam diariamente pelas vias de Maceió.

De acordo com o artigo 207 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), esta infração de trânsito é de natureza grave. A penalidade estabelecida para esta irregularidade é aplicação de multa no valor de R$ 195,23, além da perca de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O titular da pasta de Transportes e Trânsito de Maceió, Antônio Moura, faz um alerta para os perigos de quem executa a conversão ilegal. “Quando um condutor realiza esta manobra perigosa, ele aumenta as chances de acidentes nas vias, a exemplo de colisões transversais. Nestas situações, o motorista que vem no sentido oposto não espera que em dado momento um veículo vá fazer uma conversão, daí na maioria das vezes não consegue agir e evitar a colisão em tempo hábil”, explica.

Intervenções de combate

Para coibir esta e outras infrações que prejudicam a mobilidade urbana da capital, a SMTT passou a utilizar o sistema de fiscalização por meio do videomonitoramento, aliada aos trabalhos que já vêm sendo realizados pelos agentes de trânsito. Ao se sentirem monitorados, a tendência é que o condutor infrator repense suas ações e adote uma nova postura no trânsito.

Também com o intuito de combater a conversão proibida, a equipe de Obras Viárias da SMTT vem implantando prismas de concreto nas vias com maiores ocorrências do tipo, a exemplo da Avenida Menino Marcelo, popularmente chamada de Via Expressa. As estruturas de concreto servem para delimitar a separação das faixas de fluxos e ordenar o trânsito no local, melhorando as condições de trafegabilidade e evitando a prática de conversão irregular.

Além disso, os principais corredores de transportes da capital também seguem recebendo a requalificação das sinalizações horizontal e vertical, para que os maceioenses possam dispor das devidas condições para trafegar em segurança.

“São diversas ações que nossas equipes vêm implementando por toda a malha viária de Maceió. O objetivo é promover um trânsito cada vez mais seguro. Apesar de toda sinalização adequada existente em uma via, um trânsito mais seguro e humanizado só é possível quando os condutores são conscientes e respeitam as sinalizações”, reforça Antônio Moura.