Municípios

Governo entrega 200 outorgas do uso de água para os produtores rurais

A regularização ainda da o direito aos agricultores a terem acesso aos créditos rurais para a produção agrícola

Por Correio dos Municípios 05/12/2019 12h12
Governo entrega 200 outorgas do uso de água para os produtores rurais
Correio dos Municípios

Nesta quinta-feira (5), O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), fará a entrega de 200 outorgas do uso de água para os produtores rurais do município de Inhapi. A atividade faz parte das ações da Maratona Hídrica e será realizada às 9h, no Ginásio de Esportes da cidade.

A outorga de água permite que a água vinda do Canal do Sertão possa ser usada de forma controlada pelos agricultores não correndo o risco de usá-la de forma desordenada, podendo causar uma salinização no solo, deixando-o infértil e prejudicando a produção de alimentos. Os produtores rurais também serão capacitados sobre o manejo de água e solo e terão assistência técnica disponível, depois da entrega das outorgas.

A regularização ainda da o direito aos agricultores a terem acesso aos créditos rurais para a produção agrícola, podendo assim aumentar a produção e gerar mais empregos para a região.

Maratona Hídrica

A ação faz parte da Maratona Hídrica, que percorrerá mais de 20 municípios nos próximos 30 dias visando levar água própria para o consumo para famílias que moram em regiões de seca e com dificuldade no acesso aos recursos hídricos.

Além da entrega das outorgas, será entregue nos municípios equipamentos dos programas executados pela Semarh, como os Programas Água Doce (PAD), Água Para Todos e o Programa de Microssistemas e a Recuperação de Nascentes.