Municípios

Nova Maceió: prefeito inaugura via de acesso ao Maceió I

Avenida foi entregue sinalizada para garantir a segurança de motoristas e pedestres

Por Secom Maceió 07/12/2019 11h11
Nova Maceió: prefeito inaugura via de acesso ao Maceió I

Nesta sexta-feira (06), os moradores da parte alta de Maceió estão em festa com a inauguração – pelo prefeito Rui Palmeira -, da principal via de acesso ao Residencial Maceió I, a Avenida José Moura Rocha, no bairro Cidade Universitária. Onde havia apenas barro, poeira e lama no inverno, agora a população pode contar com uma via pavimentada, rede de drenagem, passeio público e iluminação em LED.  A nova avenida vai beneficiar diretamente 3.900 famílias da região.

A obra é uma das mais importantes do Programa Nova Maceió, que vai levar pavimentação e drenagem para mais de 400 ruas da capital, mais de 40 mil metros de rede de drenagem pluvial e mais de 100 mil metros de rede coletora de esgoto.

Segundo o prefeito Rui Palmeira, é um presente entregar a primeira grande obra do Nova Maceió na semana do aniversário da capital. “É uma obra completa, que vai beneficiar diretamente mais de 3 mil moradores só do Residência Maceió I. O bom ainda é que tudo foi feito de forma muito rápida. Fico feliz em dizer que toda a região do Cidade Universitária será drenada, saneada e pavimentada. Outras obras serão entregues até o fim do ano, levando melhorias por toda a cidade”, destacou.

O prefeito lembra que os próximos trabalhos serão na Avenida Humberto Gomes de Barros, no Benedito Bentes, também na parte alta da cidade, com extensão de 4.2 Km e um investimento de R$ 7 milhões.

Quem também participou da inauguração foi o vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Marcelo Palmeira. De acordo com ele, a nova via vai beneficiar uma das áreas mais populosas de Maceió. “Quando nasceu a ideia de construir o Maceió I, uma das preocupações era a falta de uma via de acesso que suportasse a demanda populacional. É uma obra que veio para melhorar a mobilidade em uma das áreas que mais cresce na capital. Outro fator de impacto positivo será a melhora no fluxo de veículos na principal via do Eustáquio Gomes, já que muita gente utilizava esse trecho. Com certeza, a população do entorno será muito beneficiada”, comentou.

O secretário municipal de Infraestrutura, Mac Lira, informou que a obra foi concluída em  90 dias, mesmo em uma região que apresentava sérios problemas de drenagem. “Hoje a população pode contar com uma via dotada de passeio publico nos dois lados, acessibilidade, asfalto. O ônibus pode entrar desde a BR 101 até o Conjunto Maceió I. Esta é a primeira de muitas obras aqui na região. Como este bairro tinha problemas sérios de drenagem, a preocupação da Prefeitura estava além do asfalto”, falou o secretário.

O mototaxista Luciano Santos, de 24 anos, faz entregas para um mercadinho do bairro. Para ele, a mobilidade na região melhorou muito. “A Avenida ficou ótima. Quando não tinha asfalto era muito ruim, era só poeira no rosto. Agora, com a obra concluída, não vou ter mais problema com o pneu da moto. Além disso,  a entrega ficou mais rápida”, frisou.

Roseli Lima, dona de casa, mora há 10 anos na região. Ela disse que o novo acesso viário vai mudar o dia a dia dos moradores do local. “Quando chovia era lama, muito buraco, a gente não conseguia nem transitar por aqui, era muita dificuldade para levar as crianças para a escola. O pessoal chamava o Uber, mas eles nem entravam. Minha filha, que mora em Japaratinga, nem conseguia vir de carro por conta do acesso ruim. Agora a realidade é outra”, comemorou.

Bolivar Moura Rocha, filho do homenageado José Moura Rocha, que deu nome à nova via , agradeceu a homenagem realizada pela Prefeitura de Maceió. “É uma emoção forte e bonita. Meu pai dedicou a vida ao povo de Alagoas e de Maceió. Para os familiares, é um dia muito especial. Estamos felizes por esse momento tão lindo”, disse.

Homenageado

O alagoano José Moura Rocha teve papel de destaque na política e na advocacia. Ele foi um dos defensores das vítimas da ditadura, tendo oferecido seus serviços gratuitamente a muitas pessoas que sofreram com o regime. Moura também ficou muito conhecido por ter lido a carta de renúncia de Fernando Collor de Mello, durante o processo do Impeachment.

Opositor da Ditadura Militar e filiado ao extinto MDB, chegou a disputar o governo do Estado de Alagoas pela legenda. Não venceu a disputa, mas ganhou o respeito dos alagoanos.