Municípios

Maceió: aposentados e pensionistas precisam abrir conta até sexta

Por Secom Maceió 10/01/2020 12h12
Maceió: aposentados e pensionistas precisam abrir conta até sexta

Os aposentados e pensionistas da Prefeitura de Maceió têm até esta sexta-feira (10) para abrir a conta-salário no Banco Itaú. O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Maceió (Iprev) contabilizou, até a última segunda-feira (06), o número de 825 aposentados e pensionistas que ainda não realizaram a abertura de conta. O agendamento deve ser feito pelo site servidor.maceio.al.gov.br, com a escolha da agência de preferência. A orientação também vale para os servidores ativos para evitar bloqueio de pagamento.

A nova instituição financeira contratada pela Prefeitura de Maceió, por meio de processo licitatório, irá efetuar o pagamento dos vencimentos dos servidores ativos, aposentados, pensionistas e aqueles que recebem pensão alimentícia. Ao todo, 19 mil contas precisam ser abertas, entre estagiários, pensionistas, aposentados e servidores da ativa.

Para quem não abrir a conta até esta sexta-feira (10), o pagamento fica parcialmente bloqueado. Entre os dias 15 e 17 deste mês a Prefeitura irá publicar no Diário Oficial do Município (DOM) a relação das pessoas que não fizeram a abertura da conta, com um prazo para que este procedimento seja realizado. No entanto, o Iprev esclarece que os pensionistas e aposentados que não abrirem a conta até esta sexta-feira (10) só receberão na primeira semana de fevereiro, isso se atenderem ao chamamento no DOM.

O aposentado ou pensionista que tiver dificuldade no processo de agendamento pode comparecer à sede do Iprev, na Avenida Governador Afrânio Lages, 65 , Farol, das 8h às 14h, que receberá orientação e terá seu agendamento efetuado.

Orientações

Os beneficiários do Iprev que estão, por algum motivo, impedidos de comparecer a uma agência do Itaú para fazer a abertura da conta-salário poderão utilizar-se de um procurador. Já os aposentados e pensionistas que residem na capital alagoana devem acessar o Portal do Servidor de onde estiverem e realizar seu agendamento seguindo as orientações.

Dicas para a abertura de conta-salário:

A) É importante o aposentado e o pensionista do Iprev ir à agência com o agendamento em mãos para não enfrentar filas;

B) É imprescindível levar no dia da abertura da conta-benefício (conta-salário):

Comprovante de agendamento;

RG;

CPF;

Comprovante de residência;

Último contracheque.

C) No caso da pessoa ter dificuldade de comparecer à agência por estar acamada ou outra situação que a impossibilite de abrir a conta pessoalmente, um procurador deve ser constituído e levar a seguinte documentação ao banco:

Documentos do Aposentado/pensionista:

Comprovante de agendamento;

RG;

CPF;

Comprovante de residência;

Último contracheque;

Procuração pública específica para abertura de conta-benefício (conta-salário);

Documentos do procurador

Comprovante de agendamento;

RG;

CPF;

Comprovante de residência.

D) Quem mora em outro estado ou município pode abrir a conta na agência Itaú próxima, desde que faça o agendamento pelo portal do servidor;

E) As contas precisam ser abertas até o dia 10 de janeiro de 2020;

F) Os pagamentos dos benefícios em 2020 serão realizados na conta-benefício (conta-salário) aberta junto ao Banco Itaú.