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Turismo do Saber: Prefeitura define ações para 2020

Por Ascom Semtel 20/02/2020 11h11
Turismo do Saber: Prefeitura define ações para 2020
Ascom Semtel

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), promoveu, nesta quarta-feira (19), um encontro com representantes das Secretarias municipais de Educação (Semed) e Assistência Social (Semas) e demais parceiros para apresentação do cronograma de atividades do Projeto Turismo do Saber em 2020. A equipe técnica da Semtel anunciou novidades para as ações que ocorrerão ao longo deste ano.

O Turismo do Saber, modalidade na Escola, agora conta com um roteiro pré-programado que contempla o tradicional passeio de VLT, uma visita ao bairro histórico de Jaraguá, incursão no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) e na orla da capital. Haverá ainda um roteiro surpresa, que poderá contemplar a cada edição outros pontos turísticos da cidade, como o Pontal da Barra, Parque Municipal de Maceió, Parque do Horto, Sesc Guaxuma, Biblioteca Pública Graciliano Ramos, Associação Comercial de Maceió, Teatro Deodoro, Museu Théo Brandão ou Museu do Palácio Floriano Peixoto. As ações serão iniciadas no mês de março e atenderão nove escolas da rede municipal de ensino.

O Turismo do Saber Social também conta com novidades. Serão cinco capacitações com adolescentes das Casas de Passagens e Serviço de Convivência e Fortalecimento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) ao longo do ano. Além disso, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), serão ofertadas 200 vagas em diversos cursos da Instituição de ensino. Já o Turismo do Saber Profissional, contará com ações voltadas para mais áreas e atenderá profissionais como motoristas por aplicativo, bombeiros e Oplit. 

Além dos novos roteiros e cursos, as grandes novidades das ações serão as sensibilizações turísticas com o suporte do  Projeto Maceió 360º e Tour Virtual no Google Street View, projetos da Semtel que permitem um tour virtual pelos atrativos de Maceió.

De acordo com a coordenadora-geral do Turismo do Saber, Ana Cecília Corado, as ações deste ano estão focadas, além do fortalecimento da identidade local, também em mostrar as oportunidades que o turismo tem a oferecer. “Percebemos a necessidade de adaptar ainda mais as ações do Projeto com a realidade de cada público. O Turismo do Saber Social, por exemplo, atua na importância da qualificação. Como Maceió está cada vez mais ampliando sua rede hoteleira e vários restaurantes estão sendo inaugurados é uma oportunidade desses jovens conhecerem as oportunidades do setor turístico e se qualificar para o mercado. Incluir as plataformas de realidade virtual também será estratégico, pois possibilita que esses adolescentes e crianças conheçam a sua cidade. Temos certeza que esse ano será mais um ano promissor para o Turismo do Saber”, destacou. 

O Turismo do Saber é realizado em parceira com as Secretarias de Educação (Semed), Assistência Social (Semas) e de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs). O projeto conta ainda com o apoio do Sesc Alagoas, Senac Alagoas, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (Abih – AL), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Parque Shopping Maceió, Luck Receptivo, Sindicato dos Hotéis de Alagoas, Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), Museu Palácio Floriano Peixoto, Associação Comercial de Maceió, Teatro Deodoro, Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, Faculdade Estácio, Iloa Resorts e Pizzaria Stella.