Municípios

Veja a lista de locais que suspenderam as atividades aqui em Maceió

Prefeitura e governo do estado tomam medidas para o combate a proliferação do Covid 19

Por Jaci Lira e Tainá Anselmo / Estagiarias com *Sob supervisão 17/03/2020 15h03
Veja a lista de locais que suspenderam as atividades aqui em Maceió
Foto: Reprodução

Diante do atual cenário mundial com relação à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), países estão tomando medidas preventivas para evitar a proliferação, a exemplo do Brasil.
Com 1 caso confirmado e 16 suspeito, o Governo de Alagoas e a Prefeitura de Maceió anunciaram medidas para conter a propagação do vírus no Estado e na capital

Educação

À partir desta quarta-feira (18) as aulas da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) ficarão suspensas, sem data para retorno. Integrantes do Conselho Superior Universitário devem se reunir para definir o período em que as aulas ficaram suspensas, além de discutir as estratégias da Universidade.
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) também teve suas aulas suspensas por tempo indeterminado, bem como atividades que envolvam aglomeração nos espaços da Universidade, como calourada, acolhimento e recepção de calouros que iriam iniciar nessa segunda-feira (16).

As universidades e faculdades particulares também suspenderam suas atividades, mas estipularam prazos para o fim da suspensão. Confira a lista das faculdades e suas datas de retorno: 

* Seune - atividades acadêmicas suspensas do dia 17  ao dia 22 de março

* Unit - suspensão de todas atividades do dia 17 ao dia 24 de março 

* Facima - aulas e demais atividades presenciais suspensas até o dia 28 de março 

* Uninassau - suspensão de aulas do dia 17 ao dia 30 de março 

* Cesmac - uma reunião será realizada nesta terça-feira (17) para decidir sobre a suspensão das atividades

Escolas particulares

Como medida de prevenção contra o Coronavírus, os representantes de unidades de ensino de Alagoas decidiram antecipar o recesso escolar de junho das escolas particulares de Maceió. 
Na manhã desta terça-feira (17) o secretário do Estado da Educação, Luciano Barbosa, anunciou através das redes sociais a recomendação da suspensão das atividades das escolas da rede estadual de ensino.

"Ainda q a recomendação da vigilância sanitária seja a de que ainda poderíamos continuar com as aulas, essa é a melhor maneira de trazer tranquilidade emocional para as famílias dos nossos alunos e ter uma posição única na educação básica do Estado de Alagoas", diz em texto numa publicação.

Cenart

Na tarde desta terça-feira (17), a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult) comunicou que as aulas do Centro de Belas Artes (Cenart) estarão suspensas assim como as visitas aos museus de Alagoanos: Museu Palácio Floriano Peixoto, Museu da Imagem e do Som de Alagoas, Memorial à República, Biblioteca Pública Estadual Graciliano ramos, Complexo Cultural Teatro Deodoro, Teatro Deodoro e Teatro de Arena.

Parques

Os parques municipais de Maceió, localizados em Bebedouro e na Gruta de Lurdes também tiveram as suas atividades paralisadas, a partir desta terça-feira (17), por 15 dias que podem ser ampliados a qualquer momento. A decisão foi tomada pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), presidência do Ibama e a prefeitura de Maceió que administram os parques em questão. 

Eventos

Nessa segunda-feira (16), o governador Renan Filho anunciou uma série de medidas com o objetivo de prevenir a propagação do Coronavírus no estado. Entre elas, a decisão de suspender eventos que tenham público acima de 500 pessoas, a exemplo das agendas de inauguração de obras. Renan Filho ainda recomendou que as prefeituras seguissem as mesmas medidas.
Um estado de emergência em saúde pública foi decretado pela Prefeitura de Maceió e foi determinada a suspensão de eventos com estimativa de público de 250 pessoas e de viagens a trabalho, além de rodízio de servidores públicos.