Municípios

Sertão e Bacia Leiteira entram em alerta após transbordamento de rio

Moradores de Santana do Ipanema foram surpreendidos com o o transbordamento do Riacho Camoxinga

Por Cada Minuto com Correio Notícia 26/03/2020 09h09
Sertão e Bacia Leiteira entram em alerta após transbordamento de rio
Reprodução

As cidades do sertão alagoano e da bacia leiteira continuam em alerta devido às águas que descem do estado de Pernambuco e tem provocado grandes estragos ao longo do Rio Ipanema e seus afluentes, como o Riacho Camoxinga no município de Santana do Ipanema.

De acordo com o responsável pela defesa civil de Santana do Ipanema, Paulo Américo, as famílias desabrigadas estão sendo levadas para escolas municipais na parte alta da cidade para que possam se abrigar.

“Até o momento não temos um real levantamento, pois algumas famílias já haviam saído de suas residências antes da água invadir a cidade, pois durante a tarde fizemos um trabalho de alerta”, disse Paulo.

Os moradores foram surpreendidos na noite dessa quarta-feira  (25), com o transbordamento do Riacho Camoxinga. Diversas residências estabelecimentos comerciais foram invadidos pela água.

Vídeos que estão circulando em redes sociais mostram a força da água e o desespero da população. Nas imagens é possível ver a queda do muro de uma residência e móveis sendo levados pela correnteza.

No final da tarde a assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-AL) informou que o 9º GBM/Santana do Ipanema está em alerta e monitorando o nível do Rio Ipanema, que pode aumentar parcialmente devido o volume de água que está vertendo da Barragem de Ingazeira, na cidade de Venturosa/PE.

Equipes de Delmiro Gouveia, Arapiraca e do Grupamento de Salvamento aquático estão se dirigindo a Santana do Ipanema.

Não há informações sobre vítimas, no entanto populares relataram que moradores chegaram a ficar em cima dos telhados aguardando resgate.

Hidrografia

O riacho que transbordou é afluente do Rio Ipanema e o encontro deles ocorre dentro da cidade sertaneja. Além da cidade de Santana do Ipanema, as águas do rio Ipanema passam pelas cidades de Poço das Trincheiras, na zona rural, pela cidade de Olivença, na zona rural, Major Izidoro, na zona rural e em povoados, pela cidade de Batalha e povoados, e por fim pela cidade de Belo Monte que é quando ele se encontra com as águas do Rio São Francisco.