Municípios

Para tirar dúvidas sobre a Covid-19 ‘Alô Saúde’ é lançado em Alagoas

Médicos estão de plantão 24 horas por dia para esclarecer dúvidas sobre a doença

Por Assessoria Sesau 28/03/2020 08h08
Para tirar dúvidas sobre a Covid-19 ‘Alô Saúde’ é lançado em Alagoas
Foto: Reprodução

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, lançou nesta sexta-feira (27), o serviço online Alô Saúde. Por meio da ferramenta inovadora, que pode ser acessada gratuitamente através do telefone 0800 082 0019, a população tem um canal para se informar sobre a Covid-19, seja por telefone fixo ou celular.

Esclarecer dúvidas sobre sintomas, fluxo de pacientes nas unidades de saúde e contaminação pelo novo coronavírus.

Segundo Alexandre Ayres, o Alô Saúde vai contribuir e complementar a assistência prestada pelos serviços de saúde. “Estamos em isolamento social e as pessoas com sintomas gripais ficam com receio de se dirigir às unidades, mas, têm muitas dúvidas. Então, o serviço vem esclarecer e, mediante o caso apresentado pelo usuário, orientá-lo se há a necessidade ou não de se dirigir a um posto de saúde ou UPA, porque nossa orientação é para ficar em casa”, explicou.

O Alô Saúde representa uma modalidade da telemedicina e funciona na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em Maceió, todos os dias da semana, 24 horas por dia. No local, atuam quatro médicos, cedidos pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ao ligar para o serviço, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) será atendido por um médico plantonista treinado, que irá prestar todos os esclarecimentos necessários sobre a Covid-19.

Operacionalização – Após receber a ligação, o médico do Alô Saúde envia ao usuário um link por SMS ou WhatsApp. Ao ser acessado, o local onde o autor da ligação está será georeferenciado por um mapa, que irá identificar se na sua região de origem já possui algum caso da doença, facilitando as orientações que serão prestadas pelos profissionais da Sesau.

O gestor da saúde ressaltou, ainda, que o Alô Saúde vai evitar também a propagação de notícias falsas, as chamadas fakes news, que causam pânico na população. Alexandre Ayres informou que o serviço é mais uma medida do Plano Estadual de Contingência para Enfrentamento da Covid-19.