Municípios

Rio Ipanema teve maior cheia em 40 anos, aponta CPRM

O fenômeno provocou estragos, deixando centenas de famílias desabrigadas e desalojadas

Por G1 02/04/2020 09h09
Rio Ipanema teve maior cheia em 40 anos, aponta CPRM
Márcio Ferreira

A enchente que atingiu no início da semana o município de Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas, foi provocada pela maior elevação do nível do Rio Ipanema já registrada nos últimos 40 anos, segundo levantamento do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgado nessa quarta-feira (1).

O fenômeno provocou estragos, deixando um rastro de destruição na cidade e centenas de famílias desabrigadas e desalojadas. O monitoramento da bacia do rio vem sendo realizado pela Superintendência Regional da CPRM em Recife. Os dados mostram que o nível do Rio Ipanema no dia 30 de março foi o maior da série histórica, desde 1980.

Veja abaixo as maiores cheias do Rio Ipanema, ano a ano:

- 10,40 metros, em 2020
- 7 metros, em 2004
- 6,5 metros, em 1981
- 6,48 metros, em 1984
- 6,17 metros, em 1982
- 5,2 metros, em 1992

Segundo a CPRM, equipes técnicas responsáveis pelo monitoramento estão em campo, em Santana do Ipanema, desde a última semana, com objetivo de gerar dados hidrológicos para a Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN) operada pela CPRM, sob a coordenação da Agência Nacional de Águas (ANA).

Além de Santana do Ipanema, o trabalho é feito em União dos Palmares e Murici, municípios da bacia do Rio Mundaú, onde a CPRM opera um Sistema de Alerta Hidrológico. Nestas estações foi feita a manutenção dos equipamentos.

As equipes da CPRM atuam ainda na medição do Rio Pajeú, em Pernambuco, onde também foi registrada cheia após fortes chuvas desde o dia 21 de março. As inundações atingiram principalmente as cidades de Serra Talhada (PE), Flores (PE) e Santana do Ipanema.