Municípios

No combate à Covid-19, força-tarefa mantém fiscalização em Maceió

Por Ascom Semscs 02/04/2020 13h01
No combate à Covid-19, força-tarefa mantém fiscalização em Maceió
Foto: Reprodução

As abordagens sempre levam orientações para evitar aglomerações e diminuir o fluxo de pessoas nas ruas, seguindo o que determina a Organização Mundial da Saúde (OMS), bem como têm cunho fiscalizatório para fazer cumprir os decretos que determinam o fechamento de estabelecimentos não considerados como essenciais à subsistência da população.

Participam da força-tarefa a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) – com a Fiscalização de Posturas e a Guarda Municipal; a Secretaria Municipal de saúde (SMS) – com a Vigilância Sanitária; Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes); e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Pelo governo do Estado, a Polícia Militar de Alagoas – com o Bope – e o Corpo de Bombeiros também integram as equipes.

Resultados do dia

Na última terça-feira (31), o disque-denúncia recebeu dezenove ligações. As regiões vistoriadas pelas rondas foram: orlas lagunar e marítima, Prado, Dique Estrada, Trapiche, Ponta Grossa, Vergel, Tabuleiro, Farol, Poço, Pajuçara, Mangabeiras, Jatiúca, Cruz das Almas, Jacarecica, Jacintinho, Barro Duro, Feitosa e Cambuci.

Foram fechados seis estabelecimentos e as situações de desobediência aos decretos encontradas pelos fiscais foram em barbearias, bares e lava-a-jato. As equipes também fizeram abordagens de orientação.

“Estamos trabalhando conjuntamente, conforme as recomendações das autoridades de saúde. As equipes estão na linha de frente com a missão de fazer cumprir os decretos e reduzir o número de pessoas nas ruas  para frear a transmissão do coronavírus. Esta é uma situação nunca vista e que envolve a participação de todos, por isso estamos nos empenhando e fazendo o nosso melhor”, afirmou o secretário adjunto de Segurança Comunitária e Convívio Social, Dogival Ferreira.

Denúncia

Os números de telefones para denúncias de descumprimento dos decretos são:

– 3312- 5277 (disque-denúncia da Semscs) – das 8h às 22h, diariamente, inclusive feriados e finais de semana

– 190 (Polícia Militar)

– 181 (Secretaria de Segurança Pública)