Nacional

BCG recruta jovens de qualquer área em todo o Brasil

A consultoria organizará a 1ª fase do seu disputado processo seletivo em cidades como São Paulo, Curitiba e Brasília

Por EXAME.com 08/08/2017 11h11
BCG recruta jovens de qualquer área em todo o Brasil

Se você é jovem e busca uma porta de entrada para o mercado das consultorias, aí vai uma oportunidade: o Boston Consulting Group (BCG) tem vagas abertas para estudantes e recém-formados de qualquer curso.

A empresa selecionará associates (recém-formados ou estudantes que devem concluir a graduação em 2017), estagiários (universitários com formação prevista para 2018) e summer interns (jovens que só terminarão a faculdade em 2019).

Em média, a duração do programa é de 3 meses para o summer internship, um ano para o estágio, e algo entre 2 e 3 anos para a experiência como associate.

A gerente de recrutamento e marketing da consultoria, Anna Damico, explica que os associates não são exatamente trainees, mas passam por um treinamento intensivo nas primeiras semanas após sua aprovação no processo seletivo.

“Assim como acontece com os estagiários, eles vivenciarão um programa de desenvolvimento sobre diversos temas, como matemática, Excel, habilidades analíticas e até linguagem corporal”, explica ela.

Passada a fase de treinamentos, os aprovados são alocados em projetos com duração média de 4 meses ligados aos diversos setores para os quais o BCG presta serviços. A ideia de passar por várias áreas é ter uma experiência o mais heterogênea possível.

A remuneração não é divulgada pela empresa, mas segundo Damico está alinhada à média do mercado. Os benefícios incluem seguro de vida, seguro de saúde e previdência privada. Se aprovado ao final do programa, o associate é promovido a senior associate, e com isso ganha um carro. “É um diferencial que temos entre os nossos benefícios”, diz a gerente.

Como será o recrutamento?

Ao longo do mês de agosto, profissionais da consultoria estarão em várias cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte, para promover a primeira etapa do processo seletivo. Haverá um evento online para as regiões norte e nordeste.

O processo de seleção será iniciado por uma palestra dos líderes do BCG. Em seguida, os participantes precisarão resolver uma prova baseada no GMAT (Graduate Management Admission Test), usado por escolas de negócios norte-americanas e europeias para selecionar alunos de pós-graduação.

Em inglês, o teste será composto por 10 questões de resolução de problemas, que precisam ser respondidas em até 20 minutos, e outras 10 questões ligadas a um estudo de caso, que devem ser resolvidas em no máximo 25 minutos.

Com as notas das provas em mãos, os recrutadores selecionam os candidatos que passarão para a segunda fase do processo, que envolve análise de currículo e histórico escolar.

A disputa é grande: o BCG recebe nada menos do que 4 mil currículos por ano. No entanto, não há um número fixo de vagas disponíveis. A quantidade de varia conforme a qualidade dos candidatos e de acordo com as necessidades da consultoria. Já houve uma edição em que o número de aprovados chegou a 150.

Qual é o perfil exigido?

Segundo Damico, a consultoria deseja compor um time marcado pela diversidade. Por isso, não há nenhuma restrição quanto à formação acadêmica ou à instituição de ensino frequentada pelos candidatos.

“Há uma lenda que diz que as consultorias só contratam engenheiros e formados em exatas”, explica a gerente de recrutamento do BCG. “Não é verdade, nós temos interesse em estudantes e profissionais de qualquer área”.

Claro que ter facilidade com números ajuda — o que explica o sucesso dos engenheiros nos processos seletivos desse mercado. A prova de admissão tem questões de matemática, o que já elimina de cara quem não tem interesse nem aptidão para exatas.

Inglês é outro ponto inescapável, já que a primeira fase da seleção já traz um teste no idioma. No entanto, ter fluência não é obrigatório. A empresa aceita candidatos com nível intermediário, no mínimo.

Damico também destaca como requisitos curiosidade, vontade de aprender e disponibilidade para mudanças de cidade. Também é importante gostar de dinamismo constante, já que consultoria é uma carreira sem rotina. “Queremos contratar os nossos futuros sócios”, resume Damico.

Datas e locais

Para participar dos eventos de recrutamento do Boston Consulting Group, que vai de 15 a 28 de agosto de 2017, você deve se cadastrar no site da empresa. As inscrições vão até a data de cada evento.

Veja abaixo as datas, horários e locais de cada cidade:

15/08/2017, às 19h · ITA, São José dos Campos, Auditório B

15/08/2017, às 17h · FEA, São Paulo, Auditório Safra – Biblioteca FEA

15/08/2017, às 20h30 · UnB, Brasília (DF), Faculdade de Tecnologia, Auditório de Engenharia Civil

17/08/2017, às 18h30 · FGV, São Paulo, Avon, Sala 804 – Exclusivo para alunos e ex-alunos FGV

17/08/2017, às 18h30 · UFSC, Santa Catarina, Auditório Engenharia de Produção

18/08/2017, às 11h30 · POLI, São Paulo, Auditório de Administração

18/08/2017, às 9h · UFMG, Belo Horizonte, Sala a confirmar

21/08/2017, às 18h30 · UFRGS, Porto Alegre, Prédio Centenário da UFRGS – Auditório Poente

23/08/2017, às 18h30 · Norte e Nordeste – Evento Virtual

23/08/2017, às 19h · RIO, Rio de Janeiro, Edifício Argentina

24/08/2017, às 19h · UFPR, Curitiba, Auditório de Administração

24/08/2017, às 18h · UNICAMP, Campinas, Auditório da BCCL

24/08/2017, às 16h · PUC-Rio, Rio de Janeiro, Sala a confirmar

25/08/2017, às 12h · INSPER, São Paulo, Sala Roberto Simonsen – Exclusivo para alunos e ex-alunos do Insper

28/08/2017, às 18h · São Carlos, sala a confirmar

Agosto de 2017, UFRJ · horário e sala a confirmar