Nacional

Vai curtir o Carnaval? Cuidado com os documentos


Fonte: Notícias ao Minuto

11/02/2018 09h41

Os foliões que pretendem curtir o Carnaval devem tomar cuidado com os documentos durante a festa. O Poupatempo alerta que nessa época do ano, cresce o índice de casos de perda, furto ou roubo.

Na euforia da festa, muitas pessoas relaxam nos cuidados. O resultado, todos os anos, é um aumento do número de pessoas que precisam tirar segunda via de documentos importantes como a Carteira de Identidade (RG) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros.

Para alertar os foliões, o Poupatempo divulga um vídeo com o lema “Vista a fantasia, mas não perca a identidade. Cuide bem dos seus documentos na folia”. O programa de serviços públicos do governo de São Paulo chama a atenção para a necessidade de agendar o atendimento antes de ir ao Poupatempo, para evitar perda de tempo.

Segunda Via

O aumento da incidência de pedidos de segundas vias de documentos também ocorre após as festas de fim de ano, o que eleva a procura por segundas vias no mês de janeiro. Este ano o Poupatempo prestou 3,4 milhões de atendimentos no mês de janeiro. Desse total, 335 mil atendimentos foram para segundas vias de RG e 40,2 mil para as de CNH.

Durante o ano de 2017, cerca de 3,5 milhões de pessoas solicitaram a segunda via do RG e mais de 458 mil pediram a segunda via da CNH em todas as 72 unidades do Poupatempo no Estado de São Paulo.

Desde a criação do programa, em 1997, foram registrados 38,2 milhões de segundas vias do RG e mais de 3,6 milhões de segundas vias, renovação ou substituição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O prazo para emissão da segunda via da Carteira de Identidade (RG) é de até cinco dias úteis. O mesmo vale para primeira via para menores de 18 anos. Para a primeira via do RG de maiores de idade (caso de quem tem o documento de outro Estado e agora vai tirar pela primeira vez em São Paulo), o prazo é de até dez dias úteis, pois existe a necessidade de consulta sobre eventuais pendências judiciais.

Agendamento

Para evitar filas e transtornos, antes de procurar os postos, é necessário agendar o atendimento. O agendamento pode ser feito pela internet no site do Poupatempo ou pelo aplicativo SP Serviços. Basta fazer o download no celular ou tablet e escolher o dia e hora em que deseja ser atendido.

Outra alternativa é falar com o atendente virtual, o Poupinha, que atende via chat no site do Poupatempo (no canto inferior direito da tela) ou pelo Messenger, do Facebook. Com informações do Portal do Governo do Estado de S. Paulo.



Compartilhe