Nacional

Enem 2018: tudo o que você precisa saber sobre o exame

Por Notícias ao Minuto 26/03/2018 14h02
Enem 2018: tudo o que você precisa saber sobre o exame

O que muda no Enem 2018? 

As principais mudanças para este ano, anunciadas na semana passada pelo Ministério da Educação, estão nos pedidos de isenção e no tempo para os participantes realizarem a prova.  

Haverá mais tempo para fazer a prova? 

No segundo dia (11 de novembro), sim. De acordo com o edital os candidatos terão meia hora a mais para responder as questões de Ciências da Natureza e Matemática. As provas começarão às 13h30 e terminarão às 18h30.  

E no primeiro dia?  

No domingo 4 de novembro, nada muda. Nesta data, serão aplicadas as questões de Ciências Humanas, Linguagens e Redação. Os candidatos deverão realizar as provas das 13h30 às 19h.  

Como pedir a isenção?  

Pela primeira vez, os pedidos de isenção serão realizados antes do período de inscrição. Dessa forma, os candidatos deverão acessar o sistema de isenção e realizar a solicitação entre os dias 2 e 11 de abril. O resultado será divulgado no dia 23 do mesmo mês. Quem não tiver a solicitação aceita, poderá entrar com recurso entre 23 e 29 de abril.   

Quem tem direito à isenção? 

Tem direito à isenção o candidato que estiver cursando a última série do Ensino Médio, em 2018, em escola da rede pública; que atingiu nota mínima para certificação do ensino médio nas áreas para as quais se inscreveu no Encceja 2017; que tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada; e tenha renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio; ou que esteja em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda.  

Tive isenção no ano passado, mas não compareci às provas. Posso solicitar neste ano?

Pode. Mas, para isso, deverá justificar a ausência. O prazo também vai de 2 a 11 de abril. Essa é outra novidade deste ano. A justificativa só será aceita com documentos como laudo médico ou boletim de ocorrência. Ou seja, não vale apresentar autodeclaração para fazer esse pedido. Mesmo que a justificativa seja aceita, o candidato precisará realizar a inscrição.   

E para quem não tem direito à isenção? Qual o valor da inscrição?  

O valor da inscrição continua o mesmo do ano passado: R$ 82. O prazo para realizar o pagamento vai de 7 a 23 de maio.   Com informações do Portal Brasil.