Nacional

Solidariedade lança nome de alagoano para a presidência

Pré-candidato é natural de Viçosa-AL, já foi vereador e seis vezes deputado federal por São Paulo

Por Redação com www.edivaldojunior.com.br 17/04/2018 16h04
Solidariedade lança nome de alagoano para a presidência

O Solidariedade lançou, na tarde nessa segunda-feira (16), a tarde, em ato realizado na sede do partido, em São Paulo, a pré-candidatura do ex-ministro e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, à Presidência da República.

Alagoano de Viçosa, Rebelo revel longa militância no PCdoB e uma rápida passagem pelo PSB. Com uma longa atuação na política nacional, tendo sido ministro e presidente da Câmara dos Deputados durante os governos dos ex-presidentes Lula e Dilma Roussef, Rebelo foi apresentado como “pacificador”.

Ele admitiu no entanto, conversas já em andamento, para ser vice em outra chapa ou para receber um nome para compor sua pré-candidatura e pregou a união de uma “ampla força” em torno de uma candidatura competitiva nas eleições.

O ato reuniu importantes lideranças da sigla de todo o Brasil, entre elas o presidente nacional e deputado federal, Paulinho da Força, o líder da bancada na Câmara de Deputados, Wladimir Costa (PA), os deputados federais, Lucas Vergilio (GO) e Augusto Coutinho (PE), os presidentes estaduais David Martins (São Paulo) e Simplício Araújo (Maranhão).

O deputado federal Paulinho da Força disse, durante o ato de lançamento, que a legenda vai conversar com todos os pré-candidatos e classificou Rebelo como "pacificador" na eleição: “Você vai ser o cara que vai fazer a pacificação, é uma pessoa que passou a ser entendida no Brasil inteiro”, discursou.

Aldo Rebelo, Rodrigo Maia e o presidente do Solidariedade, deputado Paulinho da Força, se reuniram na semana passada e conversaram sobre estarem juntos na eleição.

A estratégia do Solidariedade é testar o nome de Rebelo nas pesquisas de intenção de voto e oferecer o nome do ex-ministro como vice de Rodrigo Maia, ou até mesmo pedir que Maia seja vice em uma chapa encabeçada por Rebelo. “Quem tiver melhor nas pesquisas daqui a dois meses será o candidato e outro, vice”, afirmou a fonte.

Durante o ato, Aldo foi aclamado pela militância, que o recebeu com gritos de “o Brasil pra frente, Aldo presidente”. O pré-candidato explicou o motivo de sua decisão em compor os quadros do partido: “O Solidariedade é uma legenda que tem identidade com meu pensamento, minha trajetória, meus valores e com as perspectivas que eu tenho”.

Personagem histórico

Aldo Rebelo nasceu em Viçosa (AL) e tem uma ampla trajetória política iniciada na luta contra a ditadura militar, nos anos 70, e no movimento estudantil dos anos 80. Além de vereador, o alagoano foi deputado federal por seis mandatos consecutivos, chegando a presidir a Câmara entre 2005 e 2007. Foi também ministro nas áreas de Ciência e Tecnologia, Esportes e Defesa.