Nacional

Mais de 50 mil famílias ainda não têm equipamento para o sinal digital em AL

Por Redação com Agências 26/04/2018 15h03
Mais de 50 mil famílias ainda não têm  equipamento para o sinal digital em AL

O presidente da Anatel, Juarez Quadros, participou, na manhã desta quinta-feira (26), de uma coletiva de imprensa na sede da Agência na capital alagoana, no bairro da Pitanguinha, informando sobre o desligamento do sinal analógico em Maceió. 
Juarez Quadros, comenta que a partir do dia 30 de maio, os canais abertos de televisão terão transmissão apenas pelo sinal digital. O encerramento do sinal analógico acontecerá em Maceió e nos seguintes municípios: Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, São Miguel dos Campos e Satuba.

“A televisão brasileira é aberta, gratuita e de boa qualidade. Com isso o grande beneficiado é o telespectador. Até agosto deste ano, todas as capitais brasileiras estarão com o sinal analógico desativado. E, até o final deste ano, boa parte das cidades do interior passará pelo processo de desligamento. Se ainda assim, algumas localidades não tiver o sinal analógico desligado, o prazo final é de 2023”, conta o presidente da Anatel.

“Em Maceió e nos doze municípios são 230 mil famílias, as quais 175 mil já receberam o equipamento gratuito. Então ainda faltam outras 55 mil. Esse é o apelo fazemos para que quem tem direito de receber o equipamento gratuito, que o faça”, complementa Juarez Quadros.
Juarez Quadros ressaltou ainda que o desligamento não poderia acontecer em um curto prazo. Devido a isso foi realizado um planejamento, em fases, para que a maioria dos moradores não saiam prejudicados e os responsáveis pelos radiodifusores tenham uma melhor organização e adaptação.

Os beneficiários dos programas sociais do Governo (como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida) ganham o recebimento de um kit gratuito, com conversor e antena. Para isso é necessário agendar a retirada do kit no site www.sejadigital.com.br/home ou ligar no 147 e realizar a retirada do kit no ponto de distribuição da cidade.