Nacional

Governo anuncia acordo e caminhoneiros suspendem greve

Ficou acertado que protestos serão suspensos por 15 dias

Por Redação com Jornal de Alagoas 24/05/2018 21h09
Governo anuncia acordo e caminhoneiros suspendem greve

Em entrevista coletiva na noite desta quinta-feira, 24, os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Eduardo Guardia (Fazenda) e Carlos Marun (Secretaria de Governo) anunciaram, no Palácio do Planalto, que foi fechado acordo com entidades representantes dos caminhoneiros para suspensão dos protestos da categoria por 15 dias, quando as partes voltarão a se reunir. 

Ficou acertado que o movimento será suspenso por 15 dias. Segundo o ministro da Secretaria de Governo Carlos Marun, governo e caminhoneiros fecharam acordo para suspender o movimento e o acordo com acordo será renovado a cada 30 dias. Carlos Marun agradeceu o apoio de parlamentares para fechar acordo com caminhoneiros.

O Ministro da Fazenda, Eduardo Guardia explica como o governo deve atuar junto a Petrobras, sobre o gasto com a redução do preço do diesel.

"Os primeiros 15 dias da compensação serão bancados pela Petrobras. Ao final do mês, veremos a diferença. A política de preços (dos combustíveis) está mantida", explicou.

Ele esclarece que o preço de referência é R$ 2,10 (nas refinarias). "Teremos que apurar mês a mês a diferença. Nós não temos essa dotação orçamentária. Essa despesa contará com crédito extraordinário". É uma subvenção arcada com recursos da União, explica.

O ministro Eliseu Padilha, da Casa Civil, explica que foi montado um gabinete para acompanhar a crise provocada pela greve dos caminhoneiros. "Agimos com agilidade", afirma.

Em entrevista coletiva os ministros anunciaram o fim da greve e os pontos do acordo com os caminhonheiros.

As estradas começam a ser desbloquedas já a partir de amanhã cedo, segundo informações de líders do movimento dos caminhonheiros. A partir desta sexta-feira, com a volta dos caminhonheiros ao trabalho, o abastecimento que estva comprometido em várias cidades do páis - inclusive Maceió - voltará paulatinamente à normalidade.

Veja pontos do acordo entre governo e caminhoneiros

( da Agência Brasil )

Os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Eduardo Guardia (Fazenda) e Carlos Marun (Secretaria de Governo) anunciaram há pouco, no Palácio do Planalto, que foi fechado acordo com entidades representantes dos caminhoneiros para suspensão dos protestos da categoria por 15 dias, quando as partes voltarão a se reunir. 

Veja alguns pontos do acordo:

-  Preço do diesel será reduzido em 10% e ficará fixo por 30 dias. O valor ficará fixo em R$ 2,10 nas refinarias pelo período

 - Os custos da primeira quinzena com a redução, estimados em $ 350 milhões, serão arcados pela Petrobras. As despesas dos 15 dias restantes ficarão com a União como compensação para a petrolífera.

- A cada 30 dias, o preço do combustível será ajustado conforme a política de preços da Petrobras e fixado por mais um mês.

- Não haverá reoneração da folha de pagamento do setor de cargas

- Tabela de frete será reeditada a cada três meses

- Cide, imposto que incide sobre os combustíveis, será zerado em 2018

- Ações judiciais contrárias ao movimento serão extintas

- Multas aplicadas aos caminhoneiros em decorrência da paralisação serão negociadas

- Entidades e governo terão reuniões períodicas a cada 15 dias

- Petrobras irá contratar caminhoneiros autônomos como terceirizados para prestação de serviços