Nacional

Aécio Neves desiste de reeleição ao senado e sai para federal

Em texto enviado à imprensa, senador disse que decisão não foi fácil

Por Estadão Conteúdo 03/08/2018 14h02
Aécio Neves desiste de reeleição ao senado e sai para federal

O senador Aécio Neves (PSDB-MG)  anunciou na tarde de quinta-feira, 2, que desistiu de disputar a reeleição ao Senado e vai tentar uma vaga de deputado federal pelo estado de Minas Gerais. A decisão foi comunicada em nota distribuída à imprensa. 

Aécio vinha sendo pressionado por tucanos e até por aliados a desistir da disputa pela reeleição. Ele não participou de nenhuma atividade de pré-campanha do senador Antonio Anastasia, que é candidato ao governo de Minas pelo PSDB.

No texto, o senador disse que não foi uma decisão fácil. "Farei isso em respeito à minha trajetória política, à minha família e a todos que me levaram a conduzir o que muitos consideram o mais exitoso governo da nossa história recente."

Analistas políticos acreditam que a decisão de Aécio foi tomada de forma racional, para evitar uma derrota e consequentemente a perda de benefícios, como o foro privilegiado. O senador enfrenta vários processos decorrentes das investigações da Operação Lava Jato. Em abril de 2018, ele se tornou réu no Supremo Tribunal Federal, sob a acusação de ter recebido propina de R$ 2 milhões do empresário  Joesley Batista, da JBS. O senador também é alvo de outros cinco processos, instaurados após ter sido citado por delatores da Odebrecht. 

“Todos conhecem os ataques violentos e covardes de que tenho sido alvo. Diariamente as falsas versões engolem os fatos”, afirmou o senador. “Mas apesar de todas as injustiças, estou seguro de que, ao final, a verdade prevalecerá e com ela restará provada a correção de todos os meus atos’, disse.

Com decisão de Aécio de não disputar a reeleição, o PSDB deve preencher as vagas ao Senado na chapa de Anastasia com o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Dinis Pinheiro (Solidariedade) e o jornalista Carlos Viana (PHS). Ainda existe a expectativa por parte de aliados de Aécio de conseguir atrair o pré-candidato ao governo mineiro, Rodrigo Pacheco (DEM).