Nacional

O novo Presidente da caixa diz que a classe média pagará mais caro por crédito imobiliário

Por UOL 07/01/2019 16h04
O novo Presidente da caixa diz que a classe média pagará mais caro por crédito imobiliário

O novo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, sinalizou nesta segunda-feira, 7, que a instituição deve elevar a taxa de juros do financiamento imobiliário concedido para a classe média. Segundo ele, a classe média terá de pagar juros de mercado na Caixa ou buscar opções de crédito nos bancos privados.

“Classe média tem de pagar mais ou vai buscar no Santander, Bradesco ou Itaú. Na Caixa Econômica Federal, vai pagar um juro maior que o do Minha Casa Minha Vida, certamente, porque vai ser um juro de mercado”, afirmou ele após ser empossado presidente da Caixa, o maior banco de financiamento imobiliário do país.

Segundo Guimarães, os recursos mais baratos para a concessão de crédito habitacional – que vem do FGTS ou poupança – devem ser destinados para o financiamento de famílias de menor poder aquisitivo, atendidas pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Para os usuários desse programa, não haverá elevação dos juros do financiamento. “O juro não vai subir para o Minha Casa Minha Vida. Juros de Minha Casa Minha Vida é para quem é pobre”, afirmou.