Nacional

Marinha confirma aparecimento de manchas de óleo em praia do Pará

Equipe foi enviada ao local para coletar amostras

Por Tribuna Hoje 04/11/2019 15h03
Marinha confirma aparecimento de manchas de óleo em praia do Pará
Reprodução

O aparecimento de pequenas manchas de óleo foi registrado na praia do Atalaia, em Salinópolis, no nordeste do Pará, de acordo com a Marinha do Brasil.

Em nota, o Comando do 4º Distrito Naval disse que a informação foi recebida por parte de técnicos do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio).

A Marinha disse que, a princípio, “não se pode afirmar que o material encontrado tem qualquer relação com as ocorrências do litoral do Nordeste”. O material foi recolhido para análise.

Uma equipe da Capitania dos Portos da Amazônia foi enviada ao local para coletar amostras e ampliar as informações levantadas para enviar ao Grupo de Avaliação e Acompanhamento (GAA), formado pela Marinha, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A operação “Amazônia Azul – “Operação Amazônia Azul – Mar limpo é vida” foi iniciada pela Marinha no Pará, Maranhão, Piauí e Amapá, que integra outras forças armadas, órgãos e agências ambientais e instituições.

Em nota, a Marinha do Brasil pede que a sociedade participe ativamente na fiscalização, informando qualquer situação correlata, por meio do Disque Emergências Marítimas e Fluviais: 185.