Nacional

Rodrigo Maia recebe homenagem do setor sucroenergético

A solenidade foi realizada em Recife e contou com a participação de dirigentes de entidades e industriais do setor

Por Redação 05/11/2019 15h03
Rodrigo Maia recebe homenagem do setor sucroenergético

Em agradecimento a mobilização da Câmara Federal, que conseguiu junto ao governo federal a edição de novas regras para a cota de importação de etanol isenta de impostos, dirigentes do setor sucroenergético dos Estados canavieiros nordestinos prestaram uma homenagem ao deputado e presidente da casa legislativa, Rodrigo Maia.

A solenidade foi realizada, nesta segunda-feira, dia 04, na cidade de Recife e contou com a participação de dirigentes de entidades e industriais do setor, além de representantes das bancadas federais dos Estados da região.

Por Alagoas, além do presidente do Sindaçúcar-AL e presidente do conselho da Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bionergia – NovaBio, Pedro Robério, o evento contou com a presença do vice-presidente da Asplana, Roberto Inojosa; presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos; presidente da Coplan, Fernando Rossiter e demais industriais do setor sucroenergético e do deputado federal Isnaldo Bulhões.

“A articulação do presidente Rodrigo Maia - junto com os líderes parlamentares da bancada de Alagoas e de outros Estados do Nordeste - traduziu para o governo federal o equívoco da medida anterior que criava uma permissividade assimétrica de importação isenta de etanol no momento em que a safra do Nordeste estava sendo escoada. Neste sentido, foi necessária e precisa a articulação com o parlamento, por meio da Câmara dos Deputados. Com isso, conseguimos melhorar essa decisão governamental com o volume isento se concentrando na entressafra, preservando a produção local do Nordeste. Fizemos neste evento um reconhecimento aos parlamentares envolvidos neste processo”, declarou Pedro Robério.

“Esta homenagem demostra a união do nosso setor diante das dificuldades. Tivemos essa luta para a edição de novas regras quanto à liberação da cota de etanol isenta. Isso foi uma grande conquista. Aproveitamos a oportunidade e pedimos para que nossos parlamentares sempre estejam juntos do nosso setor para que possamos trazer benefícios, não apenas para os Estados, mas também para todo o país”, afirmou Fernando Rossiter.

“Foi feita uma justa homenagem ao presidente da Câmara e aos nossos parlamentares nordestinos. Por meio dessa união, estamos conquistando melhorias para o nosso setor canavieiro”, ressaltou Roberto Inojosa.

“No momento que houve um entendimento, conseguimos que houvesse uma nova redação da portaria ministerial. Caso não ocorresse essa mudança no texto, seria um ato de covardia numa relação exterior com o governo brasileiro permitir a entrada desse etanol em um volume que prejudicaria o mercado nordestino. Se não foi o ideal, foi a melhor saída encontrada nesta negociação”, destacou o deputado Isnaldo Bulhões.

Após ouvir os agradecimentos prestados pelos dirigentes do setor, onde cada representante da cadeia produtiva da cana-de-açúcar prestou seu reconhecimento aos deputados presentes e ao presidente da casa legislativa, Rodrigo Maia agradeceu a homenagem e reforçou sua ligação afetiva com o Nordeste brasileiro.

“Recebi essa homenagem com muita emoção e alegria por estar em nome da Câmara dos Deputados recebendo esse reconhecimento não apenas pelo meu trabalho mas principalmente pelo trabalho de todos os deputados e deputadas”, agradeceu o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia.

Com o tema “A Câmara Federal preserva a cana social”, o evento ocorreu no Arcádia Boa Viagem. A solenidade foi uma realização da NovaBio, contando com o apoio do Grupo EQM, conta com o apoio institucional de entidades ligadas ao setor, a exemplo Sindaçúcar-AL e Sindaçúcar-PE, além do apoio técnico da Folha de Pernambuco.