Economia

Sesi apresenta solução do e-Social a empresários do Agreste

Por Wagner Melo com ASCOM FIEA 20/07/2017 15h03
Sesi apresenta solução do e-Social a empresários do Agreste

O primeiro encontro Sesi Agreste de SST reuniu o empresariado daquela região, no município de Arapiraca, para uma apresentação sobre os desafios do e-social, que será obrigatório a partir de 2018. Este sistema unifica o envio, à União, de informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, entre outras.

Durante o evento, promovido no Teatro Sesi/Arapiraca, no bairro Primavera, também foi apresentado o serviço ‘Gestão Estratégica de Segurança e Saúde no Trabalho para Micro e Pequena Empresa’, que é ofertado por meio do Sebraetec, uma parceria entre o Serviço Social da Indústria e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que custeia 80% da implantação da gestão de Saúde e Segurança nas indústrias.

O seminário, que teve a presença do prefeito Rogério Teófilo (PSDB), foi aberto pelo industrial José Carlos Lyra de Andrade, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas e diretor regional do Sesi. Ele destacou a importância do investimento num sistema de gestão inovador, que garanta maior produtividade e competitividade para as empresas.

“O sistema (do Sesi e Sebrae) informatizará todos os dados pertinentes ao trabalhador e à empresa, fornecendo 25% das informações para a adequação da indústria ao e-Social, com os outros 75% sendo informações de RH, contábil e fiscal”, informou.

Para detalhar como o Serviço Social da Indústria pode auxiliar as empresas no desafio de implantar o e-Social, o evento contou com a palestra do médico especialista em medicina do trabalho e executivo do Departamento Nacional do Sesi, Dr. Gustavo Nicolai.

Segundo ele, uma das principais novidades trazidas pelo e-social é a multa pedagógica, que será imposta ao empregador, de qualquer natureza, desde que possua mão de obra onerosa, que não cumprir com o regimento. “O e-social não vem para alterar nenhuma lei ou medida vigente, mas para fazer valer leis ou medidas vigentes que eram pouco praticadas, a fim de tornar as operações em processos, gerando maior produtividade e segurança”, ressaltou.

Além de empresários alagoanos, principalmente da região do Agreste, o evento contou com a presença do superintendente-executivo do Sesi em Alagoas, Carlos Alberto Paes, do diretor-superintendente do Sebrae, Marcos Vieira, além de representantes dos sindicatos industriais e diretores da Federação das Indústrias.