Economia

Crescimento da produção industrial do país amplia prospecção de empresas para AL

Por Agência Alagoas 04/08/2017 09h09
Crescimento da produção industrial do país amplia prospecção de empresas para AL

A produção industrial brasileira encerrou o primeiro semestre com crescimento de 0,5%, o melhor resultado para os seis primeiros meses em 14 anos. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física Brasil (PIM-PF) divulgada na quinta-feira (3), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O crescimento na produção das empresas tem como resultado a busca por novos mercados e a abertura de novas unidades, o que possibilita avanços no cenário industrial de Alagoas através da política de prospecção, adotada pelo Governo do Estado e executada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

Nesse sentido, o cenário industrial de Alagoas acompanha a tendência nacional, com a prospecção de grandes empresas em processo de negociação para chegar ao Estado e outras que já são uma realidade, como é o caso da indústria Duratex, que terá pleno funcionamento em 2019 e possui um investimento de R$ 1,1 bilhão e geração de 460 empregos diretos.

“Os avanços na produção industrial reflete resultados positivos em Alagoas com a chegada de novas empresas, além de apresentar categorias econômicas importantes, como informática e máquinas e equipamentos, que podem se mostrar como novos segmentos a serem consolidados no Estado, contribuindo para a diversificação da economia. Por meio de um trabalho forte, que desenvolve novas políticas públicas e ajustes fiscais, estamos alcançando avanços significativos”, ressaltou o superintendente de Indústria, Comércio e Serviços da Sedetur, André Luiz Gomes.

Apresentando os diferenciais competitivos para captação de novos negócios, como a celeridade na abertura de empresas, benefícios fiscais e locacionais e localização estratégica, a política de atração é pautada, primordialmente, nas missões realizadas em estados que atuam como referência de desenvolvimento econômico industrial do Brasil.

Novo Prodesin

Funcionando como um importante aliado na atração de novas indústrias, o Prodesin passou por uma modernização para garantir melhores incentivos às empresas que buscam se instalar em Alagoas.

A reformulação do Prodesin foi resultado do trabalho conjunto entre a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Sedetur. Após essa modernização, Alagoas está entre os estados mais competitivos do país para atração de indústrias.

Anteriormente, a empresa que contava com o incentivo do Prodesin recebia desconto de 50% do ICMS. O novo Prodesin propõe um crédito presumido de 92%, uma grande mudança na carga tributária.