Economia

Laticinistas enaltecem importância do 13º Concurso Lácteo

A competição reuniu 24 empresas de laticínios, avaliando 110 produtos

Por ASSESSORIA 27/10/2017 15h03
Laticinistas enaltecem importância do 13º Concurso Lácteo

A 13ª edição do concurso lácteo de Alagoas, que aconteceu na última terça-feira (24), mostrou a preocupação dos produtores locais em apresentar na competição uma vitrine de produtos de qualidade. A competição reuniu 24 empresas de laticínios, avaliou 110 produtos divididos em 21 categorias. Em 2017, o Senai/AL, que assina a promoção do evento,  registrou o recorde de adesão dos laticínios.

 
O laticínio Dugado, representado pelo laticinista José Sergio,  consagrou seu queijo de coalho como produto de honra, o único troféu da competição. “Sempre procuramos por melhorias para os nossos produtos. Trazemos técnicos de fora, veterinários e laticinistas para auxiliar em todo o processo de progresso do nosso laticínio. A iniciativa tem conduzido positivamente nosso caminho no rumo do desenvolvimento. O setor agradece”,  disse Sergio em tom de satisfação. 

 
Experiente quando o assunto é Concurso Lácteo,  o laticinista Adário Monteiro, participa do evento há 12 anos. A cada edição, sua equipe expõe os investimentos nos diferencias que influenciam de forma positiva em suas produções. “Sempre procuramos por melhorias para os nossos produtos. Trazemos técnicos de fora, veterinários e laticinistas para auxiliar em todo o processo de progresso do nosso laticínio”, ressalta Adário. A empresa faturou seis medalhas de honra para casa.

 
O Sindicato das Indústrias de Laticínios de Alagoas (Sileal), segundo seu presidente,Arthur Vasconcelos,  afirmou que o Concurso consolida o processo de evolução da produção alagoana de leite e seus derivados. “Os resultados podem ser vistos nos produtos de alta qualidade que foram exibidos nesses eventos.É perceptível que estamos evoluindo e isso é bom para o consumidor, para o estado e para a tecnologia de leite. Nos sentimos confortáveis todas as indústrias avançando”, comentou.

A relevância do Concurso para o setor também foi enaltecida pelo  laticinista Wilson Amaral, com o estreante Laticínio Renascer. “Apesar de já ser do ramo, quero ressaltar que é muito importante para Alagoas e para gente, enquanto laticínio, ter uma competição desse porte, que vem  para agregar ao trabalho desenvolvido na indústria. Alagoas já tem sua competência provada no setor e o Concurso faz parte dessa história”,  avalia o laticinista.

A pareceria produtiva  entre Senai/AL e Sebrae na realização do Concurso Lácteo, segundo o diretor técnico do Sebrae/AL, Ronaldo Moraes, eleva o padrão da cadeia alagoana. “Todo mundo ganha com o setor leiteiro fortalecido.  Ganha a reputação  de Alagoas com os excelentes produtos que estão saindo daqui. A área rural é a nossa grande vocação, vamos aproveitar o potencial desse estado”, pontua Moraes.