Economia

Proleite aponta agenda positiva para o setor

Por ASSESSORIA 27/10/2017 15h03
Proleite aponta agenda positiva para o setor

Em seus 20 anos de atividades na cadeia produtiva do leite de Alagoas, o Seminário para Produtores de Leite de Derivados (Proleite) dissemina a proposta de amadurecer o setor leiteiro em termos de profissionalização e organização. Nessa edição, aberta nesta quinta-feira, 26, o seminário contou com um público superior a 300 participantes.

As perspectivas trazidas pelo evento apontam positivamente para viabilidade do ciclo leiteiro na medida em que os produtores possam a se organizar em modelos cooperativistas, como explicou o palestrante Ernesto Kruguer, presidente da Associação de Laticínios do Rio Grande do Sul.

“No Brasil, metade da produção de leite vem da agricutlrua familiar. Isso mostra que é possível também em Alagoas integrar essa estatística com uma produção orquestrada pelo trabalho associativista e cooperativo, com os produtores pactuando condomínios, confeccionando silagem, fenação, a compra em conjunto”, exemplificou o gaúcho.

O Seminário que é o espaço oficial da Expoagro/AL para refletir os desafios e perspectivas do setor, segundo o presidente do Sileal, Athur Vasconcelos, contribuiu para aumentar a competitividade na indústria. “O Proleite ajudou a desenvolver diversos laticínios nossos e a cada ano encontramos oportunidades de  reciclagem pelo alto nível de palestras, o que torna o mercado mais dinâmico e cada vez mais valorizado”,  enfatizou Vasconcelos.

Em discurso na solenidade de abertura, o diretor Regional do Sebrae, Marben Loureiro,  destacou as melhorias produtivas colhidas com o Seminário. “O Senai/AL tem investido, com afinco, para que o setor siga o rumo socioeconômico da atividade e siga no ritmo de produção nacional. Por isso, não medimos esforços em trazer os melhores profissionais e estudiosos para dialogar com nossos produtores”, declarou Loureiro.

A vocação leiteira de Alagoas, que é o quarto estado em produtividade,  foi destacada pelo diretor técnico do Sebrae, patrocinador do evento, Ronaldo Moraes. “É nosso compromisso defender a produtividade leiteria do nosso estado, que tem na região do sertão um forte apelo para atividade. Que esse seminário se perpetue, complete mais décadas  trazendo melhorias e livrando a atividade do atraso”, comentou.

Beneficiados

Benficiada direta com as palestras do 20º Proleite, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), que é responsável pela organização de 4 mil produtores,  agradeceu ao Senai/AL. “O seminário  prepara seu público para enfrentar os desafios da ciclo produtivo seja no campo ou na indústria.  As palestras trouxeram soluções criativas e dicas pontuais para que os agricultores continuem produzindo com baixo custo”,  alega.

Participante fiel do Proleite, o produtor de leite quilombola, Cícero Leite, do Assentamento Cajá dos Negros aprovou as palestras desse ano. “Sem essas orientações e ajuda da CPLA a gente tava produzindo leite em condições precária, sem nenhuma condição de tirar 15 litros na semana. As informações das palestras nos faz ter uma produção eficiente e de baixo custo”, revela o produtor.

No total, em 2017, o Proleite teve 450 inscritos, entre agricultores familiares, pecuaristas e laticinistas. 

Concurso Lácteo

Maior vitrine do setor de derivados de Alagoas, o 13º Concurso Lácteo de Alagoas, realizado na última terça-feira,24,julgou o total de 110 produtos, de 24 laticínios participantes em 21 categorias.

Nas categorias bebida láctea de ameixa, o título ficou com a Ducamp, que também fez o melhor requeijão da noite. O laticínio Murici levou a melhor nas categorias bebida láctea de Morango e doce de leite. Os iogurtes de ameixa e morango dos Latinios Batalha e Timbaúba, respectivamente, foram eleitos os melhor do concurso. O último  também faturou a categoria coalhada.

Os jurados apontaram  a manteiga do laticínio Renascer e a ricota do Lima e Antunes como as melhores de suas categorias.  Nas categorias  de queijo, saíram em 1º lugar os laticínios: Dugado e Confiança com o melhor queijo de coalho; São Felix com o melhor queijo manteiga;Lima e Antunes com o seu queijo Minas Frescal e Mussarela.

Os produtos do Laticínio  Dugado, grande destaque da noite, se sagrou multicampeão com a escolha do queijo de coalho da marca como  “Produto do Ano”, mais bem pontuado entre os 110 produtos do Concurso.